ARLA/CLUSTER: Distancias...

Paulo Santos ct2ivh hotmail.com
Quinta-Feira, 30 de Setembro de 2010 - 17:15:41 WEST

Boas Matias

Realmente foi boa essa. A tonna está no ar há 2/3 anos mas fixas apontada EU.

A HB9 é para os 28mhz. Por isso eu estava a pensar distanciar uns 60cm uma da outra.

Vy 73 tnx for reply.

CT2IVH Paulo Santos Locator: IN50sk Iota Hunter Good Hunting........
WWW.YOUTUBE.COM/CT2IVH

Date: Thu, 30 Sep 2010 17:12:08 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Distancias...
From: ct1ffu  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net

Olá Paulo.
As Tonnas são antenas boas para estarem exactamente no sitio onde tens a tua: dentro da caixa.

He he he.
Fora brincadeiras, que HB9CV é? para que banda?

hà uma regra, meio "macaca" que não é muito rigorosa nem grande fundamento cientifico, mas sempre serve como referencia
sem grande perdas para ambas as antenas:
Afastar as antenas meio comprimento do boom!
ex: Se a Tonna tiver 2m de boom, deve estar a 1m de distancia da de baixo.

Já evitará males de maior por intercepção, e terás suficiente janela de área de captura.

73
Matias