Re: ARLA/CLUSTER: Interpretação

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2010 - 12:39:46 WEST

Alô colegas
Eu não estou de acordo com o Matias. Não é bem assim. As ionsondas não
emitem desde DC. mas sim a partir da zona de cerca de 500 KHz, até aos 25
Mhz aproximadamente, e as que vão aos 40 Mhz começam normalmente a 1 ou mais
MHz... Esse Gráfico representa simplesmente a prospecção da IONOSFERA
durante um intervalo de tempo, que como se pode ver no grafico pode ir desde
os ultimos 15 minutos até a quase um mês. Na realidade só estão disponiveis
dados para + ou - 1 dia. A representação é uma visualização waterfall, ao
longo de determinado tempo. As linhas verticais continuas, podem ser
estações de broadcasting, que aparecem assim nos gráficos waterfall.
Se repararem, as barras estão exactamente dentro das bandas de broadcasting,
ou seja, dentro dos segmentos das faixas  6, 7, 9, 11, 13, 15, 17 MHz, sendo
que as faixas de 21 e 26 MHz, são muito pouco usadas, apesar de em 21MHz se
escutarem algumas estações.

73 de CT4RK