Re: ARLA/CLUSTER: Interpretação

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2010 - 12:24:24 WEST

Bom dia.

No dia 24 de Setembro de 2010 12:06, CT2FZI IM58KR <ct2fzi  gmail.com>escreveu:

> Bom dia Antonio Matias!
>
> Obrigado pela rapida resposta.
>
> Sim, entendo que seja facil, mas para quem sabe!
>
> OK, peço desculpa, pensei que estava ocorrente.

> O que e' a Camada F2? e F0F2 refere-se a que frequencia?

As camadas da Ionosfera  são as D (até 90Km)  a E (de 90 a 120Km) a F1 e F2
(até 500km)

> A camada E é a responsável pelas esporádicas E e a F2 é a responsável por
> todas as comunicações via skywave em HF.

Para se saber como está a propagação, ou como está ionizada a a Ionosfera,
dantes usavam-se ionosondas.
( agora usa-se mais o google earth,  pela leitura dos receptores de GPS e
TEC)

A ionsonda não é mais nada menos do que um radar que emite na vertical, mas
faz um varrimento na frequencia.
Começa por alguns Khz e vai até dezenas de Mhz.
Pelo eco recebido a ionosonda calcula a distancia a que está a "nuvem"
ionizada e assim sabemos a distancia que podemos falar.~
Claro que a curvatura da Terra entra nas contas, bem como
o ângulo de ataque a frequência e potencia.

A frequência critica é a frequência máxima onde a camada da ionosfera ainda
consegue reflectir para a terra.
Á frequência critica chama-se para a camada E de FºE e para a camada F2 de
FºF2.

Quando se bombardeia a ionosfera  a 90º esta tem uma fraca capacidade de
reflectir, raramente acima dos 10mhz.
Este fenómeno é o usado na NVIS.
Mas atacando a Ionosfera em ângulos mais baixos a capacidade de reflexão
sobe muito, podendo ir a 3 vezes a FºF2 e a isso chamamos MUF- Maxim Useble
Frequencie.
Mais ou menos o que acontece quando se atira uma pedra na agua, a direito
afunda, mas atirada em determinado ângulo a pedra salta.

Assim, quando temos na Ionosonda uma FºF2 de 10Mhz, quer dizer que o MUF é
de 30Mhz.

Por traços largos é isto.
O colega deveria ter ido ver a apresentação do CT4RK  he he-

73
Matias