ARLA/CLUSTER: TH-F7E com VCO_B avariado?

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2010 - 16:09:11 WEST

Olá Pedro,

Eu não tenho o TH-F7E, mas tenho aqui comigo o Manual de Operação, o Manual
de Serviço e o respectivo esquema. Pode ser que possa ajudar.

2010/9/17 Pedro Ribeiro (CR7ABP) <pribeiro-ham  net.ipl.pt>

> Caros colegas,
>
> <...>

Deixando activo apenas o VCO_B (para evitar as interferências internas entre
> os dois VCO), ligando-o a uma antena externa (X300N no meu caso) ou até com
> a original, na banda dos 70cm em FM, USB, LSB e AM aparenta ter sinal máximo
> não modulado (com a antena externa) ou diversas portadoras activas não
> moduladas também de sinal máximo ao longo da banda (com a antena original).
> O VCO_B na banda dos 2m não tem este comportamento
> Mudando para o VCO_A, na mesma frequência em que aparecia o sinal
> "fantasma", não está lá qualquer sinal!

A 1ª FI do VFO A é 59.85 MHz enquanto a do VFO B é 57.60 MHz.
Se o sinal que recebes se trata de uma imagem ou um produto de
intermodulação (como parece ser o caso) então é natural que as frequências
em que aparecem sejam diferentes consoante o receptor em que escutas.
Nota que embora se fale em VFO A e B ou VCO A e B, na verdade trata-se de
dois receptores distintos com etapas de FI separadas.

Para poder diagnosticar melhor o problema, seria interessante saber a
seguinte informação:
1. Lista das frequências dos 70 cm em que aparecem as "portadoras no VFO B.
2. Lista das frequências dos 70 cm em que aparecem as "portadoras no VFO A,
se houver.
3. Para cada "portadora" sintonizada no VFO B, qual a variação obtida por
alteração da opção "Beat Shift" (ver pg. 37 do manual).

> Usando como referencia o "beacon" de VHF de Santigo do Cacém CS5BLA que
> chega bastante forte até Leiria tenho:

Nos resultados destes testes não noto nada de anormal, excepto talvez um
pequeno desvio na frequência do BFO.

Repara que como muitos equipamentos desta classe, o TH-F7E não tem filtros
de FI específicos para o SSB/CW. O filtro é sempre o mesmo para todos os
modos estreitos (AM/FM/USB/LSB/CW) e é apenas diferente (mais largo) para o
WFM. Se estás a sintonizar um sinal CW com um filtro de 12 kHz, o resultado
que relatas parece-me normal.

73,
António Vilela
CT1JHQ