ARLA/CLUSTER: TH-F7E com VCO_B avariado?

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2010 - 00:30:51 WEST

Caros colegas,

Se bem se lembram, o meu portátil Kenwood TH-F7E já me enganou umas
quantas vezes em relação à recepção de sinais "fantasma".

Como a maioria do uso que lhe dou é em "scan" por frequências
pré-memorizadas de repetidores e afins, faço-o com o VCO_A que nunca me
deu problemas.

No entanto, de vez em quando dá jeito receber bandas laterais (SSB) ou
ter os 2 VCO em uso simultâneo para monitorar duas frequências em
simultâneo.

Infelizmente o comportamento do VCO_B deste bicho é deveras anormal e
daí estar a escrever esta mensagem pois quero ter a certeza se é defeito
de modelo ou do meu em particular, para exigir a reparação de garantia a
que tenho direito (enquanto é tempo!).

Estou assim a apelar aos colegas que tenham um equipamento igual para
compararem o funcionamento com o do meu de que passarei a descrever
algumas situações:

Deixando activo apenas o VCO_B (para evitar as interferências internas
entre os dois VCO), ligando-o a uma antena externa (X300N no meu caso)
ou até com a original, na banda dos 70cm em FM, USB, LSB e AM aparenta
ter sinal máximo não modulado (com a antena externa) ou diversas
portadoras activas não moduladas também de sinal máximo ao longo da
banda (com a antena original).
O VCO_B na banda dos 2m não tem este comportamento
Mudando para o VCO_A, na mesma frequência em que aparecia o sinal
"fantasma", não está lá qualquer sinal!

Usando como referencia o "beacon" de VHF de Santigo do Cacém CS5BLA que
chega bastante forte até Leiria tenho:

Em USB

Nos 144,4020 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 6kHz
Nos 144,4040 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 4kHz
Nos 144,4050 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 3kHz
Nos 144,4060 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 2kHz
Nos 144,4070 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 1kHz
Nos 144,4090 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 1kHz
Nos 144,4100 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 2kHz
Nos 144,4110 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 3kHz
Nos 144,4120 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 4kHz
Nos 144,4140 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 6kHz

Em LSB

Nos 144,4070 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 3kHz
Nos 144,4090 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 1kHz
Nos 144,4110 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 1kHz
Nos 144,4130 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 3kHz
Nos 144,4160 MHz, o tom do CS5BLA aparece a 6kHz

Fiz estes testes aplicando a saída de áudio convenientemente ao PC (com
transformador de isolamento e usado os pinos "bons" da ficha).
O Osciloscópio de áudio (ate 24kHz) foi suportado pela aplicação
GoldWave mas a WSJT mais especializada para ham também deve servir.

Destes testes concluo que existe má filtragem do sinal imagem algures
nas FI que está a aparecer espelhado e sobreposto de tal forma que na
minha posição abafa por exemplo o beacon do Algarve (CS5BALG) que está
nos 144,406 e que apesar de perceber que ele esta lá, nem sequer a
aplicação de descodificação de CW consegue fazer o seu serviço.

Se bem raciocino, o CS5BLA que está nos 144,410 devia aparecer sempre
com o tom áudio de frequencia correspondente à diferença entre a
frequencia do VCO e a da emissão.
Em USB nos 144,409 com áudio de 1kHz e só sintonizável abaixo dos 144,410
Em LSB nos 144,411 com audio de 1kHz e só sintonizável acima dos 144,410

Se tiverem oportunidade, comparem e digam se o vosso também faz disto.

Nota: No TS2000E (ao lado) nada destes sinais "fantasma" aparece!

73!

--
Pedro Ribeiro