ARLA/CLUSTER: Agregado vertical

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Segunda-Feira, 6 de Setembro de 2010 - 18:00:52 WEST

boas.
Funcionar funciona.
Os spliters em coaxial devem ser em múltiplos de 1/4 do factor de velocidade
do cabo.
Como 432 é o tripulo de 144, também sitonizaría.
O problema é que duas verticais lado  a lado vão direccionalizar o lobulo, e
isso o colega Artur não deseja.
Solução, enfasar por cima, mas aqui vão surgir os problemas mecânicos:
Como fixar duas antenas uma sobre a outra?
Como passam os cabos coaxiais?
hmmm, que grande caldeirada...
De facto não é coisa facil, não senhor.
A melhor solução à partida é enfasar 4 antenas iguais todas em quadrado com
a distancia de um comprimento de onda e meio  <~ 3m
Assim assegura mais ganho e mantêm boa omnidirecionalidade.
Desvantagem: sai caro.

73
Matias