ARLA/CLUSTER: Emissão de AM nos 144 MHz ( hora de Lisboa )

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Domingo, 5 de Setembro de 2010 - 23:11:24 WEST

Olá Norberto,

As férias já se foram há uma semana.
Daqui em diante as minhas intervenções neste fórum vão voltar a resumir-se a
uma presença residual ou inexistente.
Quanto à hora oficial de Lisboa ( hora de Lisboa, horário de Lisboa ou ainda
" Lisbon time zone " )... aproveito para informar a todos quantos o
desconhecem, que é a forma de designar a hora de Portugal continental e
Região Autónoma da Madeira, ou seja, a hora legal no país, controlada
actualmente pela Comissão Permanente da Hora.
Peço desculpas mas não fui eu que inventei este termo ligado ao regime de
hora legal e às questões da hora científica.
Acho muito bem que se faça o reparo, pois também gostava que a hora oficial
deste nosso fuso horário nacional se designasse hora de Vila Nova de Santo
André, rsrsrsrs.
Aconselho as seguintes hiperligações a propósito deste assunto :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Greenwich_Mean_Time - Em Portugal a referência
é a hora de Lisboa, que está no mesmo fuso horário do resto do país e
equivale a GMT + 0:00 ( mesmo fuso horário de Londres ). Nos meses com
horário de verão, Lisboa adianta uma hora ficando com fuso horário
equivalente a GMT + 1:00

Observatório Astronómico de Lisboa - http://www.oal.ul.pt/

Gnomónica em Portugal : do Barroco à actualidade -
http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/e81.html

O número de fontes na Internet que confirmam estas designações é infindável,
mas a conselho, por curiosidade, uma leitura do Decreto-Lei n.º17/96, de 8
de Março, o qual estabelece a relação entre UTC e a hora oficial de Lisboa (
hora Legal no Continente e Ilhas da Madeira + Açores ), ou seja, define
quando ( dia do ano ) se fazem os adiantamentos e atrasos entre Hora Legal e
a UTC. Actualmente, estas mudanças e definições estão regulamentadas pela
coordenação exigida dentro da União Europeia ( Sétima Directiva no 94/21/CE
do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de Maio de 1994 ).

Um abraço Norberto e continuação da boa disposição :D

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com