ARLA/CLUSTER: Fw: TIMOR - pedido de professora - divulga sff

Paulo Calvo ct1idw gmail.com
Sexta-Feira, 3 de Setembro de 2010 - 12:11:46 WEST

----- Original Message -----
From: isabel gomes
To: susana.carvalho  netmadeira.com ; eduardo.reis  sapo.pt ; gomese  willis.com ; Rogélio Dias ; ct1idw  gmail.com ; paula.pires  pmintl.com ; Sonia_felix_gomes  sapo.pt
Sent: Thursday, September 02, 2010 10:35 AM
Subject: Fwd: TIMOR - pedido de professora - divulga sff

----- Email encaminhado de deviprema  gmail.com -----
   Data: Sun, 23 May 2010 00:35:13 +0100
     De: Devi <deviprema  gmail.com>
Responder Para: deviprema  gmail.com
 Assunto: TIMOR - pedido de professora - divulga sff

*Assunto:* FW: TIMOR - pedido de professora - divulga sff

Para quem, como eu, já tem livros em todos os espaços disponíveis…alguns
repetidos que nunca vai voltar a ler…

 > Caros amigos,

  Alguns sabem e outros nem por isso (e assim aqui vai a notícia) mas
  estou em Timor a dar aulas na UNTL (Universidade Nacional de Timor
  Leste) no âmbito de uma colaboração com a ESE do Porto.
  Aquilo que vos venho pedir é o seguinte: livros. Não vou dar a grande
  conversa que é para montar uma biblioteca ou seja o que for, porque
  não é. O que se passa é o seguinte... não sei muito bem como funcionam
  as instituições, nem fui mandatada para angariar seja o que for, mas o
  que é certo é que sou (somos!) muitas vezes abordados na rua por
  pessoas que desejariam aprender português mas não possuem um livro
  sequer e vão pedindo, o que é mto bom.
  O que é certo é que a minha biblioteca pessoal não suportaria tanta
  pessão e nem eu, nos míseros 50 quilos a que tive direito na viagem,
  pude trazer grande coisa para além dos livros de trabalho de que
  necessito.

  COMO MANDAR?
  Basta dirigirem-se aos correios (CTT) e mandarem uma encomenda tarifa
  económica para Timor (insistam porque nem todos os funcionários
  conhecem este tarifário!) e mandam a coisa por 2,49 €. Claro que a
  encomenda não pode exceder os 2 quilos para poder ser enviada por este
  preço.
  Devem enviar as encomendas em meu nome (Joana Alves dos Santos) para:

  Embaixada de Portugal em Díli
  Av. Presidente Nicolau Lobato
  Edifício ACAIT
  Díli - TIMOR LESTE

  E O QUE MANDAR?
  Mandem por favor livros de ficção, romances, novela, ensaio, livros
  infantis etc, etc. Evitem gramáticas e manuais escolares. Dicionários,
  mesmo que um pouquinho desatualizados são bem vindos. Este critério é
  meu e explico porquê. Alguns timorenses (estudantes e não só) são um
  bocado fixados em aprender gramática mas ainda não têm os skills
  básicos de comunicação. Parece-me melhor ideia que possam ler outras
  coisas, deixar-se apaixonar um bocadinho pelas histórias mesmo que não
  entendam as palavras todas, do que andarem feitos tolinhos a marrar
  manuais e gramáticas. O caso dos dicionários é outro. Um aluno, por
  exemplo, usa um dicionário português-inglês para tentar adivinhar o
  significado das palavras. Como o inglês dele tb não é grande charuto
  imaginam como é a coisa.

  Bom, espero ter vendido bem o peixe do povo timorense. Falam pouco e
  mal mas na sua grande maioria manifesta simpatia pela língua
  portuguesa. De qualquer forma isto não vai lá (muito sinceramente) com
  umas largas dezenas de professores portugueses por cá. É preciso ter a
  língua a circular em vários meios e suportes. Espero que respondam ao
  meu apelo!! Eu por cá andarei sempre com um livrito na carteira para
  alguém que peça!

  SE NÃO MANDAREM PELO MENOS DIVULGUEM