Re: Fw: ARLA/CLUSTER: Rádio Farol

Jorge Lopes ct1exr gmail.com
Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010 - 15:53:26 WEST

Viva caro José Luís e os demais,

Sim, efectivamente na maioria dos faróis da nossa costa existiram
radiofaróis. Hoje, tal já não se verifica mas ainda são  bem visíveis os
"vestígios" não só no exemplo que enunciou como também noutros locais.

Para lhe dar um exemplo, ainda há bem pouco tempo na activação do Farol do
Cabo de Sines CS2FCS pela ARLA, um dos temas de conversa foi exactamente o
radiofarol que lá pouco tempo esteve a funcionar. Já em nada parecido aos
antecessores por mim conhecidos, nem em termos de antenas bem como de
emissores, só para ter uma ideia, o que esteve em Sines, a sua dimensão era
cerca de dez vezes mais pequeno tanto a antena como o emissor, do que esteve
instalado no Farol do Cabo de São Vicente.

Eu vou procurar melhor se consigo arranjar mais informação acerca destes
equipamentos, creio ter alguns livros que poderão ter mais alguma informação
mas não tenho a certeza porque de memória já não consigo lhe dizer.

Melhores 73´s,

Jorge Lopes
CT1EXR