ARLA/CLUSTER: GroundPlane de 5/8 para 10m

Pedro Ribeiro (CR7ABP) cr7abp gmail.com
Domingo, 24 de Outubro de 2010 - 23:22:08 WEST

Como já devo ter aqui mencionado várias vezes, nos 80' tive CB.
Ontem ao procurar uma coisa na arrecadação dos meus pais onde estive no
fim de semana, deparei-me com uma coisa que sabia lá existir mas não
naquele estado ...
A minha "adorada" ground-plane de 5/8 do CB que tinha excelente
desempenho, semi-desmontada, bastante oxidada mas sem qualquer elemento
em falta ou com dano significativo.
Já nem me lembrava que estava em tão bom estado, tendo em conta que a
recordação que tinha era de que ela ficou arrumada após um trambolhão.

Trago-vos o assunto para (como de costume) pedir conselhos ...

Ela é constituida por 4 radiais em 90º entre sí e paralelos ao solo,
cada radial é composto por duas varas de aluminio de dimensões
diferentes unidas por um parafuso que as atravessa quando uma se
encontram cerca de 2cm enfiadas uma na outra.
A vara mais grossa da radial deve ter cerca de 10mm

O elemento de 5/8 é constituído por diversos segmentos telescópicos de
alumínio que se iniciam na base em tubo de cerca de uma polegada até ao
topo em cerca de 5mm. Os mais pequenos são fixados entre si com um
parafuso de forma similar às radiais, os de diâmetro maior com
braçadeiras de aperto com parafuso "sem fim".

A alimentação faz-se num tubo pedaço de cerca de 20cm em que a meio
existe um isolador similar a tubo "hidronil" à volta do qual existe uma
espira com uns 10cm de raio.
do lado de cima monta directamente o elemento activo de 5/8, do lado de
baixo encaixa no suporte das radiais.
A PL enrosca directamente por baixo e se bem me lembro existe uma bobine
de fio esmaltado no interior desta peça e ligada à PL.
A ligação PL apresenta uma resistência de ~0ohm em DC

Já a limpei tanto quanto possível com esfregão tipo "palha de aço" para
remover a oxidação e sujidade externas, peço-vos sugestões para as fases
seguintes.

Como limpar melhor as zonas de contacto entre tubos, especialmente os
interiores para garantir bom contacto eléctrico?

Que tipo (material) será melhor para as ferragens de aperto/fixação,
nomeadamente parafusos, porcas e braçadeiras entre tubos?

Como convencer algumas varas que estão unidas a separarem-se para as
poder limpar devidamente?

Acho que com um bom tratamento e alguns ajustes poderá voltar a render
nos 10m ... e com um custo bastante abaixo do que me ficaria uma
equivalente nova ...

Assim que possível vou medir tudo detalhadamente e meter os dados no
"MMANA-GAL" para ficar com uma ideia da adaptação necessária para 10m.

Nota: Também lá tenho uma "Midland SKYLAB" mas está em muito pior estado
e o desempenho que me lembro dela não motiva a tentar recupera-la.

73!

--
Pedro Ribeiro