ARLA/CLUSTER: Verdadeiro ou Falso

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2010 - 10:51:19 WEST

Bom dia Paulo.
Bem , em 80m é difícil.
Mas vamos por partes.
Para haver back-sckater tem de haver um retorno do sinal, é óbvio. Aqui há
duas hipóteses: ou o sinal dá a volta completa à Terra, ou
faz reflexo em algum lado.
O back skater é muito conhecido por operadores de 10m e CB, visto serem
bandas relativamente limpas e dentro de uma gama de frequências que podem
estar dentro dos paramentos globais para a camada F2.
Em 10m chega-se a a escutar com algum delay a nossa própria voz, isto porque
a RF viaja através da grey-zone dando a volta completa ao globo a acabando
por ser recebida pela própria antena  alguns milisegundos depois.
Sabemos que a velocidade da RF é igual à da luz e que é bem rápida, mas a
constante  subida e descida nos múltiplos saltos,
tornam o caminho mais longo e mais demoroso.
Há também ocasiões, mais raras, em que  o scatter não é pela grey-zone, mas
por qualquer lado,long-path, aqui neste caso, só mesmo em situações de alta
ionização F2. Alturas do pico solar.

Nos 80m é quase impossível isto  acontecer, visto que esta banda não se
propagar no lado iluminado da Terra por causa da absorção da camada D.

Nos 6m, acontece o back-scatter diferente, o que eu publiquei não deu nem dá
nenhuma volta ao mundo.
O meu RF viajou alguns milhares de Km e bateu numa nuvem F2 com MUf
suficiente e reflectiu o RF para o Mar.
Agora riam-se...
E, como é que se bateu no mar, ela, a RF voltou para trás?
É um mistério, mas há quem diga que a RF bate nas costas das ondas do mar, e
como as ondas são boas reflectoras de RF, o sinal é dispersado também para
trás de volta ao emissor.

O Back-Scatter que mostro no Filme, apenas acontece sobre o mar, o delay é
de milissegundos, e pelos cálculos efectuados não viaja mais de 4 a 6 mil Ko
que demonstra que vai ao meio do oceano e volta.

Daqui a 2 anos entraremos numa fase de alta ionização da F2 quase constante
e global
Este tipo de fenómeno vai ser muito comum.

73
Matias