ARLA/CLUSTER: Verdadeiro ou Falso

Paulo Santos ct2ivh hotmail.com
Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2010 - 10:24:02 WEST

Bom dia a todos

Há uns tempos atrás foi aqui colocado um post do Matias sobre back-scater no qual ele fez um video da emissão do sinal da sua estação em cw e posterior recepção do mesmo sinal, foi em 50Mhz.

Isto fez-me lembrar alguns comentários que eu ouvia quando eu era miudo uns 13 anitos em que se falava que havia alturas que se ouvia a nossa emissão depois de emitir. Esta situação acontecia em baixas frequências em HF.

Terá isto alguma veracidade ou será um total disparate???

Será possivel acontecer com condições de propagação bastante favoráveis???

Devo lembrar que esta situação aconteceu durante os anos 80.

Talvez o Matias ou colega Mourato possam dar uma dica.

Desde já as minhas desculpas se este conteudo for um autentico disparate, mas é que fiquei intrigado com o video do Matias.

Vy 73.

CT2IVH Paulo Santos Locator: IN50sk Iota Hunter Good Hunting........
WWW.YOUTUBE.COM/CT2IVH