ARLA/CLUSTER: Rf choke

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2010 - 19:37:46 WEST

Boas.
O que o colega Mourato diz, está certíssimo, como aliás, a generalidade os
seus comentários técnicos.
O Choque de RF é sempre bom de por em qualquer antena, seja ela balanceada,
( dipolo meia-onda) ou desbalanceada, ( verticais, windoms, end-feed etc)
A antena Windom, não é alimentada ao centro por isso desenvolve uma forte
tensão no feed-point, mas é balanceada.
Mas esta antenas, por manhas do Diabo, apresenta sempre uma forte relação
com a linha de transmissão, isto, porque a maioria dos baluns usados
na transformação de 50 para 200 Ohms são de tenção e não são 100%
balanceados.
Por razões de custos, apenas se usa um transformador de tensão em vez de 2
de corrente que seria o mais eficiente.
Todavia, este fenómeno não é de todo mau, há quem o aproveite afim de
proporcionar aproveitamento de mais um elemento a radiar, e criou-se a
antena Windom-Carolina.
Nesta antena, permite-se que o cabo radie até determinado ponto, assim
proporciona um adicional elemento vertical ao sistema.
Em boa verdade, esta era a configuração da Windom original.

Consiste em fazer o tal choque, não  junto ao balun, mas uns metros maus
abaixo deixando o cabo suspenso na vertical radiando.

73
Matias
CT1FFU