ARLA/CLUSTER: Rf choke

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2010 - 17:11:58 WEST

Então boas
O colega a quem se referia o Paulo EWA sou eu. estive em QSO via telefone
com ele acerca desse assunto. Na minha opinião, e vale o que vale, o
problema do QRM provocado pelas correntes que circulam na malha em modo
comum, deve-se principalmente ao facto de muitas vezes se alimentar um
sistema balanceado, como um dipolo, com uma linha não balanceada como o cabo
coaxial. Até aqui estamos todos de acordo e este ponto já foi 30.000 vezes
aqui discutido. Todavia, no sistema de antenas que ele utiliza, uma antena
com alimentação OFFCENTER, poderá existir sempre um desiquilibrio no ponto
de alimentação. Mas não nos esqueçamos, que esta antena já tem no ponto de
alimentação um transformador de impedância/BALUN, que alem de adaptar a Z
caracteristica por banda ao cabo, tambem tem a função de BALUN, adaptando
desta forma o cabo e a antena. Logo, e estando estes dois elementos
adaptados, não devia haver circulação de corrente na malha do cabo. Podem
 acontecer anomalias no ponto de alimentação, se "desgraçadamente" o
comprimento do cabo for de 1/4 de onda ou multiplos impares. Neste caso, o
comportamento do sistema pode tornar-se "estranho", devido às propriedades
de transformador de impedância dos troços de cabo com 1/4 de onda ou seus
multiplos impares.

73 de CT4RK