Re: ARLA/CLUSTER: Código de Conducta DX

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2010 - 19:50:27 WEST

Eu traduzo para Português:

Cá vai:

> [...]
> nuestro modo de operar, revisarlo y mejorarlo. Este es el objetivo de la web
> visitada, que nos propone una guía para corregir algunas malas costumbres y
> disfrutar mejor de la radio.

> EL CÓDIGO DE CONDUCTA DEL DX-ISTA
>
> ESCUCHARÉ, ESCUCHARÉ Y ESCUCHARÉ Y LUEGO ESCUCHARÉ UN POCO MÁS ANTES DE
> LLAMAR.
> - Chamar chamar e chamar, depois chame um pouco mais.
>

> SÓLO LLAMARÉ SI PUEDO ESCUCHAR A LA ESTACIÓN DE DX ADECUADAMENTE.
>
>   -É melhor chamar e bem alto, mesmo que o DX não o escute,sempre tem
visibilidade.

> NO CONFIARÉ EN LOS "CLUSTERS". ESTARÉ SIEMPRE SEGURO DE CUAL ES LA ESTACIÓN
> DE DX ANTES DE LLAMARLA.
>

>  Sempre atento ao cluster, se possível com ligação CAT para ser o primeiro
> a chamar a figurinha,

se o seus amigos não estiverem, faça o contacto por eles mas aponte bem os
dados!

> NO LE HARÉ INTERFERENCIAS A LA ESTACIÓN DE DX O A CUALQUIER OTRA ESTACIÓN
> QUE LA ESTÉ LLAMANDO Y NUNCA AJUSTARÉ MI EQUIPO EN LA FRECUENCIA DE LA
> ESTACIÓN DE DX O EN LAS FRECUENCIAS QUE ELLA ESTÉ ESCUCHANDO.
>
>   -Um amplificador que faça barbas é o ideal para afastar concorrência,
deve-se chamar de forma incessante até ser escutado, mesmo que
pareça histérico o importante é o five nine no log!
  .

> SIEMPRE ESPERARÉ A QUE LA ESTACIÓN DE DX TERMINE SU CONTACTO ANTES DE
> LLAMARLA.
>
>  - Se chamar por cima da estação DX, vai ter mais chances de sucesso, isto
porque baralha os outros colegas no pile-up.

> SIEMPRE LLAMARÉ CON MI INDICATIVO COMPLETO.

  - Dar só as duas ultimas letras do indicativo e escolha fora do Alfabeto
fonético a que melhor soar no DX.

> LLAMARÉ Y LUEGO ESCUCHARÉ POR UN INTERVALO DE TIEMPO RAZONABLE. NUNCA
> LLAMARÉ CONTINUAMENTE SIN ESCUCHAR.
>
>     Chame e chame, dê pausa de meio segundo e volte à carga, não desgrude.

> NO LLAMARÉ CUANDO LA ESTACIÓN DE DX LLAMA A OTRA ESTACIÓN QUE NO ES LA MÍA.
>
>    -Aproveitar quando o DX está em QSO para chamar, ele vai acabar por
chama-lo a si.

> NO LLAMARÉ CUANDO LA ESTACIÓN DE DX INTERROGA POR UN DISTINTIVO QUE NO ES
> EL MÍO.
>
>     Quando uma estação coloca questões ao DX, chame-lhe nomes e mande-o ir
ver ao QRZ se quiser.

> NO LLAMARÉ CUANDO LA ESTACIÓN DE DX LLAMA A OTRAS ÁREAS GEOGRÁFICAS QUE NO
> SON LA MÍA.
>
>    Faça-se desentendido e chame mesmo que o DX esteja apenas a operar
outro continente.

> CUANDO LA ESTACIÓN DE DX ME LLAMA A MÍ YO NO REPETIRÉ MI DISTINTIVO DE
> LLAMADA A MENOS QUE PIENSE QUE HA SIDO COPIADO ERRONEAMENTE.
>
>    Tenha a certeza que foi escutado, diga o seu indicativo varias vezes,
não vá o tipo por mal no LOG.

SERÉ SIEMPRE AGRADECIDO SI HAGO UN CONTACTO Y TAMBIÉN CUANDO NO LO HAGO.

>    Agradecer sempre o contacto, quando o DX for a outra expedição
lembrar-se-à de si, e talvez lhe facilite no próximo pile-up.

> RESPETARÉ A MIS COLEGAS RADIOAFICIONADOS Y OPERARÉ EN RADIO DE MANERA DE
> GANARME TAMBIEN SU RESPETO.

   Seja um radioamador respeitado, tenha um sinal poderoso e uma estação de
luxo.
  Não ligue a manteiga-rançosa.