Re: ARLA/CLUSTER: A "OBRA" está terminada

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 9 de Outubro de 2010 - 01:11:05 WEST

Boa noite a todos.
Manuel! É realmente muito mais elevado. Tive que ter muito cuidado pois o
SWR atinge facilmente 3:1!..Quanto ao efeito fio de navalha, não tem nada a
ver com a refração troposferica, que acontece nos ductos, devido às
diferentes camadas de temperatura do ar. Embora o principio seja o mesmo, o
meio é diferente. Nos ductos troposfericos a refracção acontece pela
diferença de velocidade da RF nas camadas de ar mais quentes, logo menos
denso, e nas camadas de ar frio, logo mais densas. dependendo de qual está
por cima, assim a direcção da radiação inclina para cima ou para baixo,
devido ao afrouxamento da velocidade da radiação na camada mais fria. A
direcção da radiação inclina-se sempre na direcção desta camada mais fria.
No efeito fio de navalha, o que acontece não ten a ver com a temperatura do
ar, nem com a densidade do mesmo. Tem a ver com a obstrução inferior da zona
de fresnel, por um obstáculo, o que provoca uma notória  diminuição da
velocidade de propagação, na zona inferior de fresnel, e consequentemente
uma refracção para baixo de grande parte da energia de RF. Todavia essa
refracção só é intensa quando o cume do obstaculo, for suficientemente
estreito (tipo cume de montanha rochoso) , pois se no exemplo de uma
montanha existir um planalto, não provocará o efeito fio de navalha, mas sim
uma atenuação substancial por perdas de terra da onda em progressão, e dete
modo não se dará refracção intensa.
Se forem ao site de http://www.radioamadores.net/ e clicarem em
"propagação", nos documentos encontram lá um artigo sobre esse e outros
modos de propagação, escrito por mim, onde podem ver como funciona a fisica
desse fenomeno. Aliás foi daí que o Matias tirou esse "boneco"

73 de CT4RK