Re: ARLA/CLUSTER: Ainda Distâncias.....

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Domingo, 3 de Outubro de 2010 - 18:16:48 WEST

Boas.
Ora muita coisa se escreve e há também muito mitos e dogmas acerca das
antenas.
Os enfasamentos e empilhamentos de antenas também  não escapam a mitos.
Bem, então se queremos mesmo saber como é faz aí vai.
As antenas, devem ser montadas de modo a não haver intercepção das *área de
captura*
Ora, então para sabermos a área de captura de uma antena temos de saber como
e para onde ela está a radiar.
A área de captura, não tem propriamente nada a ver com a frequência nem com
o comprimento de onda.
Tem a ver com o ganho, focagem e comprimento do boom de uma antena.
Assim sendo, é possível enfasar ou não-enfasar a qualquer distancia.
A área de captura é achada simplesmente pela medição do ângulo de radiação
que está -3db abaixo do lóbulo principal, ou máximo de ganho.
Pode-se usar um medidor de campo para comprovar esta mediada, pois claro,
mas normalmente bons programas de simulação Nec. garantem resultados muito
precisos.

Fig 1- Beamwith, largura de feixe-    A e B  janela de trabalho antena.

Fig.2 Antenas empilhadas sem intercepção da área de captura.

Ora conforme está bem explicito na figura, o Beam with é a abertura
"sagrada" que deve estar livre e desimpedida de modo a antena captar e
emitir a radiação com eficiência.
A intercepção destas áreas resulta sempre na perda de rendimento, distorção
e SWR nas antenas.