ARLA/CLUSTER: A última antena

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Sábado, 2 de Outubro de 2010 - 18:05:43 WEST

Se bem me lembro não será assim tão directo já que quando o diametro dos
elementos começa a ser determinada fracção do comprimento de onda
começam a ocorrer correntes adicionais entre o proprio elemento (e não
entre este o ou "outro", assumindo a configuração dipolo) e tal faz com
que a maioria das expressões usadas no cálculo deixem de ser válidas
pois são baseadas em aproximações que só são validas nesse contexto
(diâmetro dos elementos << comprimento de onda).

73!