ARLA/CLUSTER: Portadora nos 29,489 MHz

Pedro Ribeiro (CR7ABP) cr7abp gmail.com
Domingo, 28 de Novembro de 2010 - 22:38:56 WET

Certo, obrigado pelas dicas ...

Conclusões (as possíveis):

A tal interferência de 60 em 60 kHz é do meu router (ASUS WL-500gp) que
está a 2 metros do transceptor, nota-se perfeitamente a subida do sinal
quando lhe ligo os cabos Ethernet, indiciando ser a principal fonte da
fuga RF, tenho mesmo que mandar vir uns "clamps" de ferrite para cabos,
eram um dos itens da minha lista de compras de hoje da feira da ARVM mas
não os vi por lá ...
Sugestões de onde os há a bom preço???

Não estava a assumir que as portadoras dos PLC fossem tão próximas entre
sí, as do OFDM que conheço melhor, das Wireless LANs, por exemplo na
norma IEEE802.11a são 52 portadoras activas distribuidas por 20MHz,
espaçadas de 312.5kHz entre si.

Em relação à minha já quase célebre fonte de alimentação de PC adaptada,
voltou a passar no teste e não é ela a fonte de qualquer destas
interferências!!!

Em relação à interferência "principal", continua cá (com ou sem o router
activo), até é detectável com o transceptor portátil.

Vou desligar toda a electrónica que conseguir da habitação e ir à "caça
da raposa" a ver se será de origem local.

73!