Re: ARLA/CLUSTER: As Associações, os radioamadores e as reuniões

José Luís Proença (CT1GZB) ct1gzb netcabo.pt
Sexta-Feira, 26 de Novembro de 2010 - 01:14:18 WET

Caro colega Luís obrigado pela resposta e é da discussão e troca de ideias que se constroem coisas.

Nem eu estava à espera que todos concordassem comigo, não gosto de unanimidades.

O que quis dizer com os exemplos do sindicato e do ACP (podia dar o exemplo das Associação de Pais ou Associação de Moradores)
é que efectivamente juntos somos mais fortes, ponto.

Se, por exemplo, for à Junta de Freguesia tratar de um problema por via sua Associação de Moradores (caso exista) da área da sua residência terá muito mais "peso" pela Ass.de Moradores que a titulo individual.
Claro que se for a titulo individual essa mesma entidade recebe a sua reclamação mas, provavelmente, a rapidez e interesse em resolver esse mesmo problema será o mesmo?

Agora vou tentar responder ponto por ponto às suas questões.

  É como sugerir

  "Se quer beneficios fiscais, se quer seguranca social no futuro, se quer subsidios disto e daquilo tem que se inscrever no partido do Governo, senao os deputados em maioria só defendem os seus "camaradas" e militantes do seu partido e os outros têm leis diferentes".

  Questões políticas não respondo.

  Esquece-se o Colega CT1GZB que referiu os Sindicatos o que os Trabalhadores da Autoeuropa fizeram: nas negociacoes com a entidade patronal dispensaram os sindicatos, que os iam prejudicando seriamente, e hoje e' um caso de sucesso, de estudo diria.

  Mais política.
  Eu sitei os sindicatos como pederia ter dado outro exemplo de Ass.

  Ora entao a minha opiniao deve ser descartada porque nao sou associado?

  Não, não deve ser descartada. A sua opinião é aceite mas, como não é associado...
  Devem as associacoes ser assim tao autistas que nem podem tornar de conhecimento publico as suas conclusoes?

  Nem tem que tornar, se é um assunto do foro interno.
  Agora se quer estar a par das conclusões faça-se sócio e participe
  na vida activa dessa associação que, de certeza, o acolherá de braços abertos.
  Nao podem aceitar criticas, sugestoes, colaboracoes?

  A minha opinião é.
  Se não sou sócio de uma Associação que moral ou legitimidade tenho eu de criticar as suas acções ou omissões?
  Se servem os interesses de um punhado de Radioamadores seus associados, esse punhado tem interesses diferentes de todos os outros Radioamadores?

  Poderá ter sim.
  A Associação Regional pode ter relacionamento estreito com as entidades locais e, se é local, serve os "interesses" locais.
  Há como é obvio interesses comuns a todos.
  Então, pela sua ideia, não deveriam haver Associações locais só porque tem "interesses" locais é isso?

  Querem uma faixa de frequencias regional?

  Nunca me viu escrever isso, desconheço tal situação e, para atribuição de faixas, existe a ANACOM.

  Ou todas as associacoes deveriam estar o mais proximas de si em termos de ideias, ideias essas que reflectem as ideias dos Associados e Radioamadores Nacionais?

  Não entendo esse tipo de divisão.

  Alias, porque é que constantemente as Associacoes recorrem a elementos - Radioamadores ou nao - fora delas para palestras e coloquios, para oradores e pareceres tecnologicos?

  Porque as Associações entendem que são pessoas altamente qualificadas para explicar matérias para que são convidados falar e, de certeza, que qualquer Associação gostaria de ter um elemento desses na sua associação, como alias, isso já acontece.

  Quando fala especificamente sobre as reunioes com a ANACOM ate estremeco... Imagino cada associacao a puxar o fogareiro inteiro para uma petingazinha, e os representantes da ANACOM com um sorriso no canto da boca a pensar que nao somos capazes de falar a uma só voz.

  Respondo-lhe a isso pessoalmente se algum dia se proporcionar.
  Dividir para conquistar vem dos Romanos. Se todas as Associassoes no limite apresentassem as mesmas "dores" concerteza que iriam ser escutadas de outra maneira.

  É exactamente por isso que defendo o quão é importante as Associações terem sócios e vida activa.
  Por vezes não há disponibilidade temporal mas com certeza não é pelo valor da quota que em alguns casos é de dois euros por mês.
  Juntos somos mais fortes.
  Não interessa se na Associação X,Y ou Z.

  Com todo o respeito que lhe assiste, Colega CT1GZB, e com a sua permissao, vou repetir-me: sonegar informacao é muito mais ofensivo e perigoso do que dizer inverdades.
  Quer se goste ou não, é um direito que as associações têm, como já disse antes, se quer saber informação, faça-se sócio.
  As Associações não são obrigadas a divulgar, a não ser, aos seus associados.
  As minhas pelo menos fazem isso, informam-me.

  E vou lancar so' mais um ponto... Um associado assinou um termo de responsabiliade e um termo de sigilo quando entrou na Associacao? Está proibido de tornar publica documentacao produzida dentro da Associacao de forma estatutaria e explicita?

  Foi retorica, nao é preciso responder.

  Não respondo porque não sei ao que se refere.

  Achei desajustados os seus exemplos e discordo da opiniao por si emitida.

  O qual respeito e também como já disse não gosto de unanimidades.
  Obrigado pela troca de ideias.

  73 de Luis, CT2FZI

  http://www.ct2fzi.net

  73 de José Luís Proença