ARLA/CLUSTER: O DAB em Portugal e no mundo.

Manuel Artur Rodrigues manuel.artur rcom.pt
Quarta-Feira, 24 de Novembro de 2010 - 16:22:19 WET


Caro João Costa.

Informo que o Grupo Rádio Renascença, já há mais de 8 anos que não fornece qualquer programa seja RR ou RFM á RDP, para que esta o possa difundir na sua rede de DAB.

Quando o fez, também nunca foi através de linha X21 conforme está escrito na informação.

O sistema consistia numa recepção de satélite dos dois programas, após isso era descodificado e de seguida era processado, de seguida entregava-se áudio, canal esquerdo e canal direito de cada programa.
Mas como lhe digo isto aconteceu há mais de 8 anos.

73´s
Manuel Artur
CT1AED

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Costa > CT1FBF
Enviada: quarta-feira, 24 de Novembro de 2010 15:11
Para: Cluster-ARLA
Assunto: ARLA/CLUSTER: O DAB em Portugal e no mundo.

O DAB em Portugal e no mundo

O DAB já é uma realidade hoje em dia e já se podem encontrar à venda receptores em forma de auto-rádio, componente hi-fi ou placa para computador. Foi apresentado há poucos meses o primeiro DABman, um dispositivo portátil de recepção DAB. No entanto qualquer modelo ainda é caro.

Em alguns países, como no Reino Unido, Suíça e Canadá já começaram as emissões regulares em DAB havendo cada vez mais rádios a utilizarem este novo meio para transmitirem.  No campo da multimédia, alguns destes países fazem as primeiras experiências enviando simples páginas html para os receptores, embora a maior parte deles não venha acompanhado com monitor o que limita de certa forma o feedback à tecnologia. Na Suíça experimenta-se já, durante algumas horas do dia, a emissão de dados na ordem dos 256kb/s para um vasto auditório.

Em Portugal o panorama não tem evoluído muito nos últimos anos. Foi dada à RDP a função de gestão da rede Nacional de DAB em Portugal tendo sido atribuída uma frequência nacional, no canal 12B de VHF, nos
225,648 MHz. Actualmente está coberta toda a zona litoral do país, emitindo os três canais da RDP, a rádio Renascença e RFM. Estas duas enviam o sinal para o centro de produção da RDP por linha X.21. O bit rate utilizado, para os canais da RDP são 196kb/s para a Antena 1 e Antena 3 e 224kb/s para a Antena 2, que transmite música clássica.

Quanto a conteúdos multimédia ainda não houve experiências e dado o atraso na atribuição a Portugal das frequências da banda L para a emissão de estações locais, não se prevê para breve os primeiros testes.

Fonte: Digital Audio Broadcasting - Rádio Digital dos Sistemas Multimédia Dep. Engenharia Informática Universidade Coimbra.



Mais informações acerca da lista CLUSTER