FW: ARLA/CLUSTER: Fonia FM em 144.3 e 144.5

Radiophilo radiophilo gmail.com
Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010 - 01:55:25 WET

Olá Pedro e restantes colegas,

Muita ignorância haverá certamente distribuida pelos colegas que emitem em
FM nas faixas de SSB, mas não é sobre as regras, ou as leis, ou as
recomendações da IARU.
Sobre este assunto quero dizer algumas coisas:

1- Se esses detentores de CAN fossem radioamadores "à séria", certamente
entenderiam a necessidade de utilizar apenas os modos convencionados nessas
faixas.
Porventura a ignorância será mais sobre os mecanismos de propagação em
V/UHF, do partido que os amadores deles tiram, e do mal que causam ao
utilizar essas faixas de forma imprópria, do que sobre a regulamentação de
amador, com ou sem recomendações da IARU. Resumindo, à deficiente formação
ética, junta-se assim uma deficiente formação técnica.

2- Avançando um pouco mais, concordo com o que disseram aqui vários colegas
sobre o papel do regulador e dos próprios amadores no policiamento da
utilização do espectro. Se a Anacom decidir fiscalizar pois que o faça e
assuma as suas responsabilidades. Está no seu direito e nós agradecemos. No
entanto, clamar por eles para intervir nos nossos problemas é ao mesmo tempo
feio e sinal da nossa menoridade.

3- A utilização das recomendações da IARU, a sua referência enviesada no
QNAF e o esforço enérgico de imposição da sua "ditadura" são igualmente
outro sinal da nossa menoridade.
Entendo que o radioamadorismo está muito para além da IARU e, corolário
lógico do que atrás escrevi, devem ser as competências éticas e técnicas de
cada um a ditar o que deve ou não fazer, e não uma qualquer recomendação
feita por burocratas, ainda que o resultado possa ser o mesmo.
Isto aplica-se, por maioria de razão, quando as pessoas em causa são
colectivas. Não se compreende que um conjunto regional de associações de
amador não consiga acordar sobre a instalação de um repetidor, quer este
respeite as recomendações da IARU, quer não respeite.

4- Ainda sobre o actual regulamento de Amador, o QNAF, e as recomendações da
IARU, uma breve e diagonal consulta dos mesmos deixou-me na dúvida sobre a
efectividade desta associação.
É que embora esteja expresso no QNAF que: "os modos de emissão e as larguras
de faixa utilizadas deverão seguir o recomendado pela IARU <...>", não vi na
minha leitura apressada qualquer sanção relativa ao incumprimento deste
"dever". Quem emitir fora das faixas de amador pode pagar uma coima de 250 a
3740 euros, mas não vejo o que possa acontecer a quem emitir em FM nos
144.300. Não sou de todo conhecedor de leis e agradeço a quem possa aqui
fazer alguma luz.

5- Ainda sobre a legitimidade da aplicação das recomendações da IARU através
do regulamento de amador, devo dizer que essa possibilidade me perturba um
pouco. Não só me parece bizarro que a lei portuguesa fique indefinida ou
alterável ao critério de uma organização internacional com a qual o estado
português não tem qualquer tratado, como me parece inconcebível que por via
de uma qualquer diarreia normativa burocrática dos nossos colegas da IARU,
eu, que não tenho com eles qualquer afiliação, possa ver-me a qualquer
momento acusado por contra-ordenação pelas nossas autoridades reguladoras.

73,
António Vilela
CT1JHQ