ARLA/CLUSTER: QRM continuo desde 7 a 13 MHz

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 17 de Novembro de 2010 - 14:18:32 WET

Caros colegas
Às vezes encontramos coisas que não lembram ao diabo. estava eu ontem a dar
uma volta pelas avenidas de HF, quando me deparei com um sinal de S5 S6 tipo
PLC apresentando um tom quase continuo, dentro de uma boa margem de
frequências. Com o dipolo era quase imperceptivel, mas com a vertical o caso
já merecia a minha atenção.
Logo roguei umas quantas pragas, e deduzi que já tinham montado um PLC
pirata nas proximidades. Tudo levava a crer que de uma desgraça dessas tinha
vindo aterrar por perto. No entanto tal "bicho" só podia estar fora de
sincronismo, pois apresentava um tom continuo, com apenas alguns soluços
pelo meio.Chateado apaguei o radio e desliguei tudo e fui embora. Mais tarde
voltei ao radio e liguei outra vez o transceptor, pedindo aos santinhos que
não escutasse o QRM em 7 ou 14MHz outra vez. Rodei o dial e nada!
silêncio...Nada de tons!...Boa! pelo menos não é 24 sobre 24. estava
sossegadinho nos 40m  e como estava monótono liguei o computador para ver os
e-mails. Passado um pouco mudei para os 20m e detectei um pequeno QRM nos
14Mhz. Mauuu! já cá estás outra vez???...lá fui à frequências criticas e
....biiiiiiiiiii...caraças estou feito!!! lá estava o QRM de novo!
Já me estava a passar dos carretos e jurei que ia mas era dormir, e digerir
o desgosto. Assim fiz. comecei por desligar o computador antes de desligar o
radio...Não é que ao fechar o windows, o QRM desapareceu!!!!!...Alto e
arreia as máquinas todas!!! Querem ver que é o computador???,,,mas que porra
é esta!!! isto nunca fez QRM, tem filtros na fonte, ferrites nos cabos...É
pá tenho que investigar!...Pronto. Liguei tudo de novo e lá estava o QRM
assim que o windows arrancava!...Só me faltava esta!..Fui buscar o meu
"detector" de QRM, composto por um RX de HF comprado na loja do
"prilimpimpi" e aproximei da caixa do PC, que é toda blindada, em formato
profissional para bastidor de 19", e não havia duvidas era dali!...Forte QRM
quando aproximava o RX da caixa!
Visto que o software não faz QRM, e este só entrava com o windows activado,
logo pensei numa carta qualquer, que quando arrancava fazia aquele bonito
serviço. Vai de abrir o PC apertar os parafusos todos, verificar ligações,
até porque nunca me tinha acontecido aquilo e ligada a máquina...Tudo em
ordem! Boa resolvido o assunto...Fechei tudo, liguei os cabos e satisfeito
com a "descoberta" voltei ao radio!...Nãoooo! lá estava o QRM de novo! Mas
que grande chatice!...O que é agora?...Só me restava desligar os cabos um
por um. Assim fiz! nada calava o "temivel" QRM até que cheguei a um que ao
tocar-lhe alterou o nivel do QRM...Era o que liga ao modem de PSK31
SIGNALINK USB. Querem lá ver que afinal é o modem! desliguei o dito mas
nada!...QRM continua. Então restava-me desligar o cabo USB da tomada USB do
computador e eis que o QRM desaparecia!...Esta agora!!!...
um cabo de fábrica a servir de antena?...bem nada como substituir o cabo por
outro que tinha no "cangalho box" e ligar tudo. Limpinho da Silva! QRM
desapareceu completamente. Problema resolvido!
Mas que foi que aconteceu ao cabo USB para deixar radiar o USB?...O que é
certo é que a radiação era de tal ordem que a antena exterior recebia o
sinal com S5/6.
Este extenso e-mail é apenas um alerta para a possibilidade de tambem isto
vos acontecer! Um tom continuo de perto de 1KHz (assim um pouco rouco como
se a fonte não tivesse filtragem suficiente) em quase toda a faxia de HF,
 pode denunciar um problema numa ligação de USB.

--
*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*