ARLA/CLUSTER: ??? Propagação a Nível Local???

Pedro Ribeiro (CR7ABP) cr7abp gmail.com
Terça-Feira, 16 de Novembro de 2010 - 13:53:51 WET

Certo, da minha parte tenho ouvido o repetidor de Tavira nos 145,625
frequentemente com bom sinal tal como alguns QSO via repetidor VHF (não
sei bem qual) de colegas Espanhóis, suspeito que das Canárias (eles não
têm tons nem identificação pelo que não dá para perceber exactamente qual).

Nos 10m, apesar de ter hoje de manhã erguido a antena de 5/8 de CB, ela
não está com o comportamento previsto pelo que terei de a desmontar
novamente e ver o estado dos indutores na base.

Ouvi falar de uma técnica para tornar estas antenas mais adaptadas a
multi-banda com ATU que envolve remover as bobines da base e usar um
UNUN transformador de impedância (não sei a relação) no ponto de
alimentação.
Conhecem? Opinião??

73!