ARLA/CLUSTER: ??? Propagação a Nível Local???

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Terça-Feira, 16 de Novembro de 2010 - 12:40:16 WET

Boas.
Tem havido colegas estes últimos dias a falar muito de: boa propagação
a Nível Local nos 10m.
Embora se possa pensar que este fenómeno se deva a propagação ionosférica,
 ou seja relacionada com a ionosfera e o Sol, mas é falso.
Trata-se simplesmente de Tropo.
Nestes últimos dias tem estacionado a sul de Portugal uma mancha
troposférica de ductos e que tem permitido contactos entre o centro do País
e até ao Algarve
de forma muito favorável
O Tropo, também é aplicável em HF especialmente nos 10m e 12m mas quanto
menor o comprimento de onda melhor viaja a onda nos túneis da atmosfera.
Tenho escutado o CS5BALG com 599+10 em VHF onde normalmente é de 519 e 599
em 50mhz onde normalmente é a nível de ruído.
Também os beacons das Canárias e Madeira aparecem ocasionalmente, com
acentuação à noite.
Em UHF tem estado maravilhosa e em 1,2 não estará pior, suponho.
Por isso caros colegas, os contactos realizados em 10m é tropo, nada mais
que isso.

Hoje, também haverá bom tropo a Sul do nosso País.

[image: 4]

Estou QRV para testes em qualquer frequência entre 28Mhz e 1,2Ghz.
Bons QSO´s

Matias
CT1FFU-CR5A