Re: ARLA/CLUSTER: Estranho ou não aconteceu....

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Caros colegas
A resposta ja esta dada. Esse tipo de propagaçao é esporadica "E" ( ES). É
muito frequente escutarem-se estações da Europa em FM. As mais frequentes
são da Italia, mas ja escutei varias vezes França, Alemanha, Inglaterra,
Suiça, entre outras, Algumas Arabes.
Desde os meus tempos de principiante nos 2m, no final da da decada de 70,
que sempre me servi desse fenomeno para fazer algum DX em 2m. Normalmente,
quando escutamos estações de FM da Europa, é sinal de que vai haver DX nos
2m, e os 6m devem estar rotos.
Desculpem a falta de pontuação, mas estou a escrever num teclado dos DLs e
não estou habituado.
O facto de ter de deslocar o carro ,~e normal nestas frequencias, pois
possivelmente estaria a apanhar uma refracºão.
As ES são por norma muito localizadas, e jã me aconteceu varias vezes estar
a escutar colegas de LX a "aviar" DX em 2m e eu nem o minimo sinal. Tambem
jã me aconteceu, estar a escutar estações da Europa em 2m com 9+40, e a
100km a norte, nem um sinalinho para amostra.

73 de CT4RK