ARLA/CLUSTER: Neste momento (00.30 h) estou a escutar SP9AI, OM5MO, PE2MC nos 10 metros?

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quarta-Feira, 26 de Maio de 2010 - 16:47:03 WEST

Colegas.
Já tenho referido, noutros comentários:
A não ser para a Nvis, esta ionosonda é completamente inútil para nós.

Quando há uma abertura ,o que conta, é como está a ionosfera exactamente no
centro da distancia entre as estações intervenientes e não como a ionosfera
está aqui por cima de nós de ou na China.
Assim sendo, quando se faz um QSO, por ex., para a Polónia, a reflexão está
a ser feita sob a França, e se houver alguma ionosonda nessa área, então
pode ser consultada a leitura, mas também, só nos vai dizer o que já se
sabe, que o MUf está a tal freq naquela região do ceu.
Qualquer das formas esta sonda Espanhola apresenta uma forte ionização na
camada E, a 100km de altitude, o que revela que aquela hora havia uma
esporádica E por cima de nós, o que poderia fazer as delicias dos Franceses
e dos Canários, mas para nós
não tem qualquer efeito.

SE querem saber a Muf, a melhor ferramenta são as leituras Google earth das
estações GPS.
Estão em todo o mundo e os dados estão online de forma real-time e
 gratuita.
Para mais info ou descarregar a aplicação vá aqui :
http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2008/30apr_4dionosphere/

Calculo de Muf online:
http://g7rau.demon.co.uk/default.aspx?menu=40&LOGINID=HA6M&LOGINKEY=KH9NGAKQFF6VFU4D1D36

<http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2008/30apr_4dionosphere/>