Re: ARLA/CLUSTER: Propagação nos 10 e nos 12 metros

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quarta-Feira, 26 de Maio de 2010 - 14:33:44 WEST

Boas.
As ejecção de massa solar, não têm grande influencia no melhoramento da
propagação das ondas de radio no nosso planeta, a não ser na Aurora-Boreal.
Mesmo assim, este modo, AU-F ou AU-E não estão acessíveis a baixas
latitudes, portanto nós Portugueses, bem a podemos ignorar.
As projecções de matéria provenientes do sol,  viajam muito mais lentamente
que a radiação ou luz, neste momento acerca de 320km/s ou seja quase 1000
vezes mais lenta que a luz/radiação e pode demorar até 3 dias a chegar à
Terra.
Todavia, a radiação, também oriunda da mesma perturbação, que viajando à
velocidade da luz,  não vem em nada abonar no que toca à nossa actividade de
radio DX.
Estes chamados Flares, causam black-outs ou seja apagamento total de
comunicações, em vez de as melhorar.
Um caso típico, do que é demais é moléstia.
Os tipos que apagam fogos nos poços de petróleo com bombas são a melhor
analogia.
O bom, é que estes flares não duram muito, e passados alguns
minutos desaparecem.
O CT1BOH já aqui publicou uma gravação aonde ocorreu em pleno contest um
Flare. Situação curiosa mas rara, deixo a sugestão de  procurarem e a ouçam.
Isto tudo só para concluir, que estamos em plena estação das esporádicas, e
até ver, no que toca a este espectacular modo de propagação, vamos deixar o
Sol descansado,  vamos precisar dele na altura das TEP e F2 lá mais adiante.
Estou a preparar um artigo mais ou menos cientifico-polémico abordando as
Esporádicas E: causadores, formação, comportamento e formas de previsão.
No final do Verão, tenciono publicar.

73
Matias

 CT1FFU-CR5A

No dia 26 de Maio de 2010 10:01, João Gonçalves Costa