Re: ARLA/CLUSTER: 2m: Contacto por Esporádica E entre Reino Unido e Grécia.

ct1ebz hotmail.com ct1ebz hotmail.com

Caro Carlos Mourato

Parece-me que o texto abaixo responde a essa crise "radioamadoristica"

Lição de Economia...Mercado Financeiro!

Cá vai uma lição de Economia que exemplifica muito bem o que se passa no mercado financeiro
Os rádios, o mercado de acções e a crise:
Certo dia, numa pequena e distante vila, apareceu um homem a anunciar que compraria rádios a 5 euros cada.   Como havia muitos fabricantes na região, todos os habitantes da pequena vila começaram a produzir rádios e mais rádios.
O homem acabou   por comprar centenas e centenas de rádios a 5 euros.
Quando os habitantes diminuíram o esforço na produção, o homem passou a oferecer 10 euros por  cada rádio.
Toda a gente voltou à produção de rádios, mas os semi-condutores começaram a escassear e a produção  foi diminuindo. É então que o homem aumenta a oferta para 25 euros por rádio, mas a escassez de semi-condutores já não viabilizava a produção.
O homem anunciou então que compraria os rádios a 50 euros. Mas que teria que se ausentar por uns dias e deixaria o seu assistente responsável pela compra dos rádios.
É então que, na ausência do homem, o assistente faz esta proposta aos habitantes da pequena vila:
- Sabeis dos rádios que o meu patrão vos comprou? E se eu vos vendesse esses rádios a 35 euros cada? E assim que o meu patrão voltar vós podeis  vendê-los a ele pelos 50 euros que ele oferece, e ganhais uma pipa de massa!!! Que acham?
Toda a gente concordou. Reuniram todas as economias e compraram as centenas de rádios ao assistente por 35 euros cada um.
Os dias passaram e eles nunca mais viram o homem nem o seu assistente
- somente rádios por todo o lado !
 Entendem agora como funciona o mercado de acções e porque apareceu a crise?

73´s

Saraiva CT1EBZ