ARLA/CLUSTER: Retransmissor de Almada

Afonso Marques amarques efacec.com
Sexta-Feira, 21 de Maio de 2010 - 15:46:25 WEST

Absolutamente ! O colega Luís tem toda a razão . Acho que já basta de duvidosos altruísmos e falsas colaborações, aliás não solicitadas . Cada um no seu lugar.

73

CT1RH

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de CT2FZI IM58KR
Enviada: sexta-feira, 21 de Maio de 2010 14:47
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Retransmissor de Almada

Desculpe-me o comentario, mas estou em desacordo com o que diz.

A "ANAPROCIV" esta envolvida em actividades com fins lucrativos, mesmo que os operadores dos radios (eu sei eu sei, nao sao operados nas frequencias de radioamador) sejam radioamadores.

Peco desculpa tambem pela minha frontalidade, mas ja irrita fazer-se rotulo de tudo catalogando-o como "interesse radioamadoristico" so' porque existem radioamadores envolvidos.

Queiram por favor fazer a distincao das coisas. Em tudo o que foi descrito sobre estes assuntos, ou outros, nao vislumbro nada radioamadoristicamente falando. Partilhem a informacao da associacao - e' legitimo faze-lo ate' porque ha abertura da moderacao do forum para tal - e eu nao me importo de receber.

No entanto nao vi ate agora desenvolvimentos tecnologicos, construcoes caseiras, partilha de informacao por parte da Associacao que o Respeitoso Colega representa na sua mensagem. E' tudo classificado como "secreto", ou entao e' comum, de novo nada. A unica pergunta que eu quero fazer e dispensa resposta - para introspeccao -  e' a seguinte: sabemos todos o que e' o "Radioamadorismo"?

O repetidor em causa, se e' para o servico de amador, assim devera permanecer. E' mera coincidencia os seus "promotores" serem associados de uma associacao que nada tem a ver com Radioamadorismo, tem tudo a ver serem radioamadores no seu dia-a-dia que atraves de uma associacao (podia ser o Clube de Matraquilhos da Cascalheira, sou o socio #27, bi-campeao regional equipas mistas) instalaram o repetidor.

Sobre os repetidores na generalidade, o primeiro objectivo da sua instalacao e' sempre o servico ao Radioamador. Isto e' inequivoco. Fico surpreso quando fala em "estrategia" de possíveis necessidades de auxilio como primeira razao da instalacao de um repetidor... Mais uma vez se verifica a mistura dos alhos. Mais uma vez ficamos sem saber o que e' o Radioamadorismo.

Partilha de uma infra-esturtura existente para o Servico de Amador na forma de Repetidores em caso de catastrofe e' uma coisa, fazer objectivo primeiro de um repetidor a sua utilizacao em caso de emergencia e' fazermo-nos substituir às entidades competentes.

Faz sentido?

Quanto ao "terreno" e ajuda ao proximo, quando o fazem no ambito da ANAPROCIV nao sao radioamadores. A associacao espero com honestidade e desejo que seja idonia, a associacao ao radioamadorismo acho incorrecta. Operador de radio nao e' radioamador. Ja dei o exemplo dos condutores dos autocarros da Carris, agora posso dar o exemplo dos controladores aereos/pilotos de aviao. Usam um radio, nem e' a sua principal funcao, e isso nao faz deles radioamadores. Mas um controlador aereo pode ser radioamador e operar um radio a nivel profissional.

E se alguem quiser ficar no sofa', esta' muito bem, Carissimo colega. Afinal a minha antena de VHF no telhado tem mais alcance do que uma antena de portatil, com a mesma potencia. Nao me refiro a repetidor, mas afinal, ha sempre a figura do "relay".

Cada um sabe de si... E deixemo-nos do diz-que-disse.

Vou outra vez desculpar-me, como Radioamador a titulo individual e' complicado ter protagonismo, sobre a guerrilha a minha sugestao e' nunca deixar os flancos desprotegidos.

Mas desculpe-me.