Re: ARLA/CLUSTER: Quem inventou a rádio? -As patentes de Landell de Moura

Radiophilo radiophilo gmail.com
Domingo, 16 de Maio de 2010 - 19:06:37 WEST


Olá Gomes,

A culpa é vossa que puxaram o assunto, hi.

Agora a sério, o uso de canções de embalar não é inédito. Quando Edison
experimentou pela primeira vez o seu fonógrafo, a primeira gravação que fez
foi de um pequeno conto infantil. "Maria tinha um cordeirinho". A gravação
desses versos pela da voz do próprio Edison, feita anos mais tarde, anda por
aí <http://www.pbs.org/wgbh/amex/edison/sfeature/songs/maryhadlamb.mp3> pela
'net.

73,
António Vilela
CT1JHQ


2010/5/16 Gomes <ct1hix  sapo.pt>

>  Boas
> Fantástico!
> O "conto infantil" é que...!!!???
>
> 73 Gomes CT1HIX
>
> ----- Original Message -----
> *From:* Radiophilo <radiophilo  gmail.com>
> *To:* Resumo Noticioso Electrónico ARLA <cluster  radio-amador.net>
> *Sent:* Sunday, May 16, 2010 2:34 PM
> *Subject:* Re: ARLA/CLUSTER: Quem inventou a rádio? -As patentes de
> Landell de Moura
>
> O transmissor de ondas.
>
> A patente 771,917 de 11 de Outubro de 1904 - Transmissor de Ondas, tem
> realmente algo de substancial: o interruptor fonético.
>
> O princípio subjacente a esta invenção é aparentado àquilo a que poderíamos
> chamar de detecção de passagem por zero. Também se lhe pode chamar conversor
> A/D de 1-bit. Trata-se de um sistema interruptor que abre ou fecha um
> contacto em função da amplitude de um sinal acústico, nomeadamente no
> instante da sua passagem por zero. Dentro das limitações electromecânicas do
> dispositivo, este gera um impulso eléctrico a cada passagem por zero do
> sinal acústico incidente, isto é, gera um trem de impulsos com frequência
> igual à do sinal acústico. Este impulso eléctrico, na abertura do contacto,
> produz uma chispa através de uma bobina de Rumkhorff na forma clássica,
> transimitindo assim o sinal à distância. A recepção era feita por um normal
> coesor de Branly.
>
> A imagem anexa dá uma ideia do sinal gerado pelo interruptor fonético.
> A curva inferior mostra o sinal analógico original (neste caso digitalizado
> a 16 bit) e em cima pode ver-se o sinal a 1 bit. Não sendo exactamente o
> mesmo que seria gerado na máquina de Landell, é muito próximo.
>
> Que o princípio funciona, ninguém duvida. Existem algumas aplicações
> relativamente modernas destes princípios, que a maioria de nós reconhecerá
> imediatamente.
> Quem não se lembra das vozes e músicas digitalizadas que eram reproduzidas
> pelos altifalantes dos "beepers" dos primeiros computadores?
> Uma outra aplicação, talvez mais apropriada, é o chamado interface Hamcomm
> (a mais conhecida de muitas versões), baseado num comparador, muito
> utilizado nos anos 80 e 90 para adaptar o sinal audio dos receptores de
> audio aos interfaces série ou paralelo dos computadores.
> No entanto, este processo impõe graves distorções à voz transmitida e
> embora possa não comprometer necessariamente a sua inteligibilidade, a
> fidelidade é péssima.
>
> Na patente de Landell de Moura, o próprio reconhece as limitações do
> aparelho sendo que devidamente afinado poderá reproduzir frequências máximas
> de 500 a 900 Hz. Uma vez que esta banda é claramente insuficiente para
> reproduzir capazmente a voz da palavra humana, Landell preconiza que o
> operador possa simplesmente articular sons distintos, formando um código
> préviamente combinado entre o receptor e o emissor. Segundo  o autor, a
> vantagem deste sistema é não necessitar de qualquer habilidade manual
> especial do operador para telegrafar as suas mensagens, podendo usar a sua
> voz para comunicar sem fios.
>
> Pressente-se assim já em 1903 a preocupação dos radioamadores lusófonos em
> tentar escapar aos exames de telegrafia.
>
> Na prática, as limitações deste sistema para a transmissão da voz humana
> estão em vários dos seus componentes, nomeadamente:
> - No interruptor propriamente dito, pela sua inércia mecânica;
> - Na bobine de Rumkhorff, pela sua inércia eléctrica.
> - No detector de Branly, sobretudo no dispositivo descoesor, mais uma vez
> pela inércia mecânica.
>
> É evidente que o dispositivo é passível de melhoria em todos estes
> aspectos. Poderia por exemplo utilizar-se um detector de cristal, ou pelo
> menos um electrolítico, que aparentemente Landell não conhecia. Mas a
> primeira limitação, como veremos de seguida, parece estar no interruptor
> fonético e na sua limitada largura de banda.
>
> Os clips mp3 seguintes ilustram os resultados que se teriam podido obter
> com este sistema.
> Uma vez que a capacidade de descodificação de sinais é grandemente
> melhorada pelo seu conhecimento prévio, recomendo que se escute primeiro o
> 3º registo e se tente compreender o discurso. Ver-se-á que é muito difícil.
> - O primeiro, 16bit.mp3 <http://radio.arroja.net/landell/16bit.mp3>, é um
> registo analógico com 16 bit e largura de banda normal. É um mero exemplo, e
> julgo tratar-se de um conto infantil narrado por um conhecido actor.
> - O segundo, 1bit.mp3 <http://radio.arroja.net/landell/1bit.mp3>, é
> convertido para 1 bit, portanto similar ao projecto de Landell, mas mantendo
> a largura de banda original. Compreende-se que apesar da voz do artista ter
> sido muito alterada, quase perdendo o seu timbre, a inteligibilidade é
> razoável.
> - O terceiro, 1bit-900Hz.mp3<http://radio.arroja.net/landell/1bit900Hz.mp3>,
> é agora filtrado a 900 Hz, o que seria a melhor performance do dispositivo
> de Landell. Embora se perceba que há ali alguém a falar, o texto torna-se
> quase incompreensível. Nestas condições facilmente se inverte a moral da
> história, como aliás se veio a verificar.
>
> Enquadramento histórico.
> Por esta altura a radiotelefonia começava a dar os primeiros passos. Os
> primeiros sistemas práticos colocados em utilização eram baseados na onda
> contínua, obtida quer por arco eléctrico quer por alternador de RF. São
> famosas as experiências feitas em 1907 por Lee de Forest de transmissão
> radiotelefónica por arco de Poulsen a partir da torre Eiffel, em Paris.
> Para as radiocomunicações em geral, a onda contínua apresentava grandes
> vantagens porque permitia tirar pleno partido da sintonia, algo que as ondas
> amortecidas não ofereciam. Em particular para a telefonia, a onda contínua
> era indispensável como suporte capaz de transportar a  a voz humana.
> A partir dos anos 20, o audion foi sendo gradualmente introduzido como
> elemento activo em circuitos geradores de RF, suplantando a prazo o arco
> eléctrico.
> Não disponho de indícios de que o princípio transmissor de Landell tenha
> tido alguma aplicação prática.
>
> Não conheço o impacto que os trabalhos de Landell possam ter tido nas
> américas. Aqui pela Europa, Albert Turpain resumia numa obra editada em 1908
> os dispositivos até então conhecidos para transmissão radiotelefónica. Entre
> estes, aparece um esquema similar ao de Landell, embora sem detalhes que
> permitam uma comparação rigorosa. Esta montagem é referida como tendo sido
> usada por Guillen Garcia, um conhecido radioamador catalão, para transmitir
> a palavra à distância. Para além do diagrama da instalação, não são
> fornecidos outros detalhes.
> Turpain era um académico. Suponho que terá incluido esta descrição mais
> pelo seu espírito metódico, uma vez que incorporava um método singular de
> transmissão da voz humana, do que pelo interesse prático na aplicação. É,
> aliás, apresentado quase a título de curiosidade.
>
> A partir dos anos 20, toda a bibliografia de que disponho refere apenas a
> telefonia por CW, nomeadamente o arco eléctrico, o alternador e, é claro, a
> válvula termoiónica.
>
> Cumprimentos,
> António Vilela
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