ARLA/CLUSTER: Butternut HF6V

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Colega CT2FZI

Tenha em atenção uma coisa. Se elevar o ponto de alimentação da antena
(elevando a antena) fica com um angulo de radiação mais baixo e melhor para
DX. Se for ao contrário fica com um angulo elevado e melhor para distâncias
mais pequenas.
Eu tenho a minha vertical a 1,5m da placa e está excelente para NVIS e
Europa, mas para DX embora se faça alguma coisa, não é o ideal. Nos 40m para
dentro da Peninsula é igual ao dipolo de meia onda. e às vezes até melhor.
A minha antena é uma antena de meia onda, tipo R7 da crushcraft, e como
radiais apenas tem 6 varetas de inox com cerca de 1,20m na base. Faz dos 40
aos 10m incuindo os 17 e 12m.
As verticais são sempre mais ruidosas do que as horizontais.

73 de CT4RK