Re: ARLA/CLUSTER: re: ClienteDX 0.2 - Nova versão de: Um cliente "telnet" para DX Clusters

Sergio Matias sergio.matias gmail.com

Bom dia colega Paulo.

Sem querer desmotivar um possível projecto, antevejo desde já que o
custo de implementação e manutenção de um sistema de packet-cluster
não irá compensar, devido à inexistência de utilizadores suficientes
que justifiquem o seu funcionamento, face à actual oferta de serviços
de internet móvel e respectivos custos de utilização.

Há que ter também em conta o seguinte:
- oferta de equipamento para packet-rádio limitada
- curva de aprendizagem
- compatibilidade de hardware e software (TNC's, OS's, drivers e afins)
- custos de aquisição e utilização face a outras tecnologias,
nomeadamente internet móvel
- universo de utilizadores

Eu ainda sou do tempo em que estavam activas diversas BBS, DX-Cluster
e Nodes espalhados por esse Portugal fora. Mas como nós por cá, salvo
raras excepções, nunca trabalhamos em prol de um objectivo comum, os
sistemas foram progressivamente sendo desactivados por falta de
utilizadores e interesse na modalidade, por culpa de todos e de outros
factores externos, nomeadamente a evolução da internet.

A mim, muito me agradaria dispor de vários pontos de ligação via
packet-rádio com os mais diversos serviços espalhados por esse país,
mas isso jamais voltará a acontecer.

Quanto ao know-how, torna-se relativamente simples a instalação de um
DX-Cluster, contando que dispõe do material adequado.

De qualquer forma, se quiser avançar com isso, pense sempre em
ligações na banda de UHF 438 MHz, no mínimo a 9600bps. Disponho de
algum hardware que restou de sistemas antigos e certamente outro
colegas também.

Nota final: A comparação packet-rádio vs internet não pretende iniciar
mais uma discussão supérflua à volta do tema. Tenho plena consciência
da diferença entre rádio e internet, mas neste caso específico, a
internet (móvel) tem a preferência.

Cumprimentos,

--
Sérgio Matias, CT1HMN