ARLA/CLUSTER: Quantas antenas pode ter no seu carro antesdeserPRESO no Aeroporto?

ct1ebz hotmail.com ct1ebz hotmail.com
Domingo, 2 de Maio de 2010 - 02:11:43 WEST

Boa noite

Gostaria apenas de esclarecer que:
- Qualquer Órgão de Policia Criminal (OPC) pode fiscalizar no âmbito do
apuramento da proveniência, legalidade, e fiscalidade (factura, licença,
impostos).
-No que concerne às características radioeléctricas dos equipamentos o ICP -
ANACOM adquiriu nos termos das disposições legais da sua Lei orgânica, o
estatuto de AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (civis) sendo o único
organismo competente para fiscalizar equipamentos de civis em frequências
civis.
- Caso o equipamento radioeléctrico possua ou se suspeite que possua
frequências policiais ou militares, podem ser solicitados a intervir
/intervir por sua iniciativa os serviços técnicos do EMGFA - Estado Maior
General das Forças Armadas, por se considerar a possibilidade de
enquadramento criminal de segurança nacional.
- As frequências policiais e militares não são atribuídas ou fiscalizadas
pela ANACOM mas sim pelo EMGFA em estreita articulação com a ANACOM, podendo
esta por solicitação e delegação do EMGFA intervir ou colaborar em acções de
fiscalização em que se suspeite de crime, mas também em situações
resultantes de anomalias técnicas, tais como interferências.
- Em caso de duvidas sobre a legalidade dos equipamentos, os mesmos podem
ser apreendidos, ficando na posse e guarda dos Serviços do Ministério
Publico (ou dos OPC por delegação de competências), a quem compete
diligenciar / providenciar a analise dos equipamentos por organismo
competente, sendo que se for caso disso podem ser devolvidos ao seu legitimo
proprietário, ou considerados perdidos a favor do estado em função da
natureza da prova produzida pela perícia. A apreensão superior a 30 dias sem
que seja realizada analise pericial, ou que a mesma não seja conclusiva, ou
conclua  pela legalidade dos equipamentos, confere ao proprietário o direito
de ser ressarcido da privação de uso do bem. O pedido de ressarcimento
depende de procedimento particular com inerente pagamento da taxa de justiça
correspondente.

Cumprimentos,

CT1EBZ