ARLA/CLUSTER: Em Espanha pondera-se interligar repetidores permanentemente.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 30 de Março de 2010 - 14:44:18 WEST


 Caros Colegas,

Tal como em Portugal, em Espanha a fraca utilização diária dos repetidores faz surgir a possibilidade de inter-conectar este tipo de estações entre si através da Internet, como acontece com os digitais, liga-los ao sistema Echolink ou ainda criar por interligação directa, redes locais e regionais em VHF e UHF. 

Neste momento, em algumas zonas um numero significativo de repetidores analógicos, especialmente em UHF, já se encontram conectados permanentemente a conferencias no sistema echolink, existindo em alguns casos a possibilidade de através de DTMF seleccionar a conferencia a que cada utilizador se deseja conectar momentaneamente, algo relativamente vulgar no continente americano.

Esta será porventura, uma maneira de aumentar o tráfego diário em muitos repetidores locais e regionais que passam dias e dias onde não se regista uma única comunicação, alem das habituais "patilhadas".

João Costa,CT1FBF

________________________________

De: repetidores_EA  yahoogroups.com [mailto:repetidores_EA  yahoogroups.com] Em nome de ea1eyw
Enviada: terça-feira, 30 de Março de 2010 1:53
Para: repetidores_EA  yahoogroups.com
Assunto: [repetidores_EA] Posible Nuevo Reglamento


  

Hola:

Parece ser que es posible que se pueda elaborar muy pronto un nuevo Reglamento de Aficionados, o la modificación del actual. 

Creo que sería interesante que en dicho nuevo reglamento se considerase la posibilidad de interconectar ("enlazar"), vía radio por ejemplo en UHF, mas de un repetidor analógico de VHF.
 
Saludos,
Manuel, EA1EYW.





Mais informações acerca da lista CLUSTER