ARLA/CLUSTER: Antenas verticais versus ganho

Diogo Condeço diogocondeco gmail.com
Segunda-Feira, 29 de Março de 2010 - 20:42:38 WEST

Boas tardes,

Segundo o que me foi ensinado não só académicamente, mas também por pessoas
com elevados conhecimentos na área:

Os transístores, por serem componentes activos têm um ganho, que corresponde
à quantidade em que o sinal na entrada é amplificado/atenuado na saída. No
entanto, até este factor não é muito significante, uma vez que por si só o
ganho de um transistor não diz nada. Na realidade, o que interessa nestes
componentes, é o produto ganho/largura de banda.

Quando às antenas, a coisa já muda de figura e muito, uma vez que são
elementos passivos. Ou seja, não adicionam energia ao sinal.
Então o que é o ganho de uma antena? Como dito em cima, o ganho de uma
antena é apenas uma "bitola" de comparação entre duas antenas. Ou seja, uma
antena com 3.15dBi de ganho significa que consegue radiar 3.15dB's a mais,
na direcção principal que a antena isotropica (dBi). Logo como "nada de
perde e tudo se transforma", esta energia não cai do céu, sendo que o sinal
radiado noutras direcções, comparativamente à ideal antena isotrópica, é
menor pela mesma quantidade.

Quanto ao problema que o colega Carlos Mourato levantou, lembro-me que há
uns anos era frequente encontrar nas colunas de computador a sigla PMPO.
Qualquer coisa e vinha na caixa 1500W PMPO, como é óbvio poucos acreditavam
que aquelas brincadeiras debitassem 1500W, logo apareceu uma tradução da
sigla:

PMPO = Potência Máxima Para Otários.

Não quero com isto dizer que os fabricantes queiram fazer isso de nós, pois
muitas vezes por lapso perdem o i pelo caminho. Por isso, devemos considerar
dBi, quando aparece dB. É um erro bastante frequente, que ainda este ano
aconteceu em exames numa das Universidades Portuguesas.

Sei que também não é o caso, mas existem também antenas activas, em que ai
referir o ganho em dB não será uma coisa tão incoerente quanto isso.

Enquanto escrevia este email, o colega Paulo Calvo enviou um que refere
grande parte dos pontos que eu descrevi acima.

Afirmou ainda uma coisa muito importante, as antenas têm sempre uma
eficiência menor que 100%...Não podia estar mais de acordo, é que por muito
que se brigue e lute existe sempre lá um elemento parasita a dissipar
energia.

73s
Diogo Condeço
CT2IRW