ARLA/CLUSTER: Novo Diploma

Sexta-Feira, 19 de Março de 2010 - 17:38:03 WET

Desculpem meter-me,

Mas qualquer simples dipolo para 40/80m colocado a +- 1/8 do comprimento de onda do solo, 10 metro (na Banda dos 80m)ou ainda menos, mesmo que em V invertido dá uma EXCELENTE antena para NVIS.

Desde que se saiba, qual a frequência critica, foF2, e isso está disponível, por exemplo nos dados actualizados de 15 em 15 minutos da ionosonda de EL ARENOSILLO em Huelva
( http://iono.inta.es/cgi-bin/UniSearch.exe?Data=1&Mode=U&Column=8+rows&Row=4+columns&Imageorder=descending ) consegue-se sair do buraco mais fundo.

João Costa, CT1FBF

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Joel Lobão
Enviada: sexta-feira, 19 de Março de 2010 17:23
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Novo Diploma

Olá Colega Luis,

Sim, eu sei que é um buraco, mas a ideia seria também testar tipos de antenas para 40/80m de modo a ter comunicações na aldeia.

Vão lá muitos clâs e como fica no meio do nada sem acesso de carro, acho que era conveniente ter um meio de comunicação porque como sabe os telemóveis não têm rede lá.

Estava a pensar usar uma antena táctica russa que radia para cima (NVIS). é uma antena que fica muito próxima do solo mas que é bastante eficiente caso a NVIS ajude claro.

73 de CT1HXB - Joel Lobão