ARLA/CLUSTER: Repetidor de VHF de Santiago do Cacem

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 19 de Março de 2010 - 16:36:25 WET

Boa tarde Hugo

Nem o TVA, nem o packet, APRS, echolink etc. Nada disso está ainda
devidamente regulamentado. o que existe é uma tolerância para o
funcionamento dos sistemas, baseado na lei 151-A /2000. O repetidor de TVA
da Arrábida esteve operativo 5 anos, e têm um indicativo atribuido pela
ANACOM, de CS0TVS. No entanto continua à espera de legislação apropriada.
Uma das modificações vai ser a frequência, que tem que ser ao contrario do
que é actualmente. Ou seja: Actualmente utilizamos a frequência mais baixa
para recepção, e nas recomendações da IARU é precisamente o contrário. A
frequência mais baixa deve ser para emissão. Tudo indica que essa vai ser a
regra futura.
Todos os repetidores nacionais de TVA, assim como os demais sistemas que
assinalei, estão a funcionar em regime de tolerância, e não estão
devidamente licenciados. Aliás, creio que todos terão a respectiva
autorização de funcionamento caducada, segundo informações que recebi da
ANACOM. Por outro lado, se não estiverem a interferir em nada e se não
existirem reclamações, o seu funcionamento continua tolerado.

73 de CT4RK