ARLA/CLUSTER: Repetidor de VHF de Santiago do Cacem

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Estimados colegas

Por motivo de avaria grave, o repetidor de VHF de Santiago do Cacem
encontra-se inoperacional. Tão rápido quanto me for possivel, precederei à
sua reparação e colocação em funcionamento.
Até lá podem sempre utilizar o repetidor de UHF, na frequencia de 438,925,
com o tom de protecção de 82,5 Hz.
Por outro lado, temos recebido vários e-mails a perguntarem sobre o
repetidor de TVA em 23cm que estava instalado na Arrábida. Acerca deste
assunto cabe-me como responsável pela área radioeléctrica da ARLA exclarecer
o seguinte:

o repetidor CS0TVS, de TVA, esteve operacional durtante 5 anos na serra da
Arrábida, sob a minha responsabilidade  técnica, pois foi um projecto
 construção, e instalação minha, sob a logistica da ARAS, Associação de
Radioamadores Amadora Sintra, com sede na Amadora. Este repetidor foi
pioneiro na emissão em polarização horizontal em Portugal. Infelizmente, o
incêndio que lavrou na Serra da Arrábida à uns anos, danificou o repetidor,
destruiu, os cabos, a torre e as antenas. Desde então e depois de ter havido
um entendimento entre a ARAS e a ARLA, passou a ARLA a ocupar a posição nas
instalações da RR. Esta ocupação de espaço, como é lógico, obrigou a ARLA a
assinar um protocolo escrito com a Direcção técnica da RR e tambem com o
Conselho de Administração, em que explicitamente indicamos que não
instalaria-mos equipamentos sem estarem devidamente licenciados pela ANACOM.
Assim, e como continuamos à espera que a ANACOM defina regras de
funcionamento para este tipo de emissão, ainda não efectuamos a montagem
novamente do repetidor. No entanto posso adiantar que o repetidor esta de
novo operacional, e que construi novas antenas assim como tambem ja temos
cabo coaxial em quantidade suficiente para a reinstalação do mesmo.
Tão depressa a ANACOM publique as prometidas normas para o TVA, APRS,
ECHOLINKS etc, nós avançaremos com as respectivas instalações.

73 de CT4RK

power line. Proteja o ambiente