  From: Carlos Mourato
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Wednesday, March 10, 2010 6:21 PM
  Subject: ARLA/CLUSTER: QSOs portugueses em 20m.

  Caros colegas

  À boa maneira do "isto é tudo nosso", alguns operadores portugueses, detentores de indicativos, ainda não se habituaram às regras de respeito e boa educação pelos demais. Estava eu nos 20m, na QRG dos 14.253 Mhz, com todo o direito, pois tinha feito uma chamada geral numa QRG livre, quando um colega alemão, DK1MHW, me respondeu e  começamos a conversar em inglês, sobre assuntos ligados a Friedrischafen, pois ele mora lá perto, quando um "grupo" de portugueses assaltou de rompante a frequência dos 14.253 como se aquilo fosse tudo deles. Uns assobios e umas chamadas tipo canal 11, o ignorar completamente o QSO que lá estava, e o eu ter de abandonar a frequência com o colega alemão, devido à má educação dos "assaltantes".
  Não sei se esses operadores já repararam que estão nas bandas de amador e não na CB...Aliás até na CB é má educação "assambarcar" uma frequencia ocupada. Se não me escutavam a mim, eu até acredito. So estava com 1Kw e com uma vertical, mas o colega alemão chegava aqui com 9+20, e certamente que deram conta da QRG ocupada.
  A conversa  de "taberna"  continuou, ignorando por completo os apelos do colega DK1MHW, de que a frequência estava em uso, como se tivessem comprado a QRG.! Um  QSO tipico dos 11m, onde só falta mesmo uma camera de eco para animar a "feira".
  Ainda gostava que me explicassem a "mania" que os portugueses têm de "assentar" em frequencias fixas, como se fossem deles. Neste caso podemos incluir tambem as frequências de 14.175 e os famosos 7070KHz. Estejam ou não ocupadas, alguns amadores acham-se no direito de fazer QRM até limparem a frequência. Por acaso esses amadores já alguma vez repararam que os rádios de que são detentores têm outras frequências?...E já repararam que é má educação ocuparem uma frequência já em uso?...Se querem estar nessas frequencias, pois têm todo o direito, mas sejam educados e deixem terminar os QSOs que porventura lá estejam. As bandas de amador não são por canais, nem  tão pouco estão confinadas a 40 canais. Doi escutar certos QSOs nos 7070KHz, com portugueses e italianos misturados, à disputa a ver quem é que é mais desrespeitador, quando existem dezenas de KHz livres para baixo e para cima dos 7070 KHz. Será que se instituiu aqui a mania do "canal de chamada"?..
  .Antes haviam as chamadas gerais, onde um colega que quisesse fazer um QSO, chamava numa frequência livre, para quem quisesse responder, e assim começava o chamado "ameno QSO". Hoje isso desapareceu quase por completo, e é moda escutar nos 7070 KHz, 14,175KHz, 14.253 Khz, em vez de uma chamada geral, uma chamada aos gritos do tipo: "Ó Zé da Malcata estais por aí???"...e para complementar, às vezes ainda vai um assobio, que deve ser para chamar os cães!!! Claro que isso de dizer indicativos no principio e fim de uma comunicação, deve ser só para enfeitar!!!
  Haja respeitinho pelos demais, utentes das bandas que isso só nos fica bem.
  talvez seja este um bom exemplo, para aqueles que alguma vez se opuseram à existência de classes de operador no radioamadorismo, possam ver, que é realmente necessária alguma forma de classificação dos diversos amadores de rádio.
  Este é um desabafo meu, devido a ter sido atropelado nos meus direitos de usar uma frequência (não me chegou mais de um ano de PLC) por operadores, portugueses que não tiveram o bom senso de deixar terminar o QSO que estava em 14.253KHz, para depois poderem armar a feira que tanto desejavam. Como tal não respondo a qualquer comentário que possa surgir na sequência deste e-mail.

  73 de CT4RK

  Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente