ARLA/CLUSTER: Açores descentralizam a realização dos exames de radioamadores

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 2 de Março de 2010 - 13:17:21 WET


 O governo regional Açoriano e o ICP-ANACOM assinaram um protocolo com vista à descentralização da realização dos exames de aptidão de amador nos Açores, anteriormente apenas realizados na delegação do ICP-ANACOM em Ponta Delgada.

Divulgação:

Descentralizados exames de radioamadores

O secretário açoriano da Ciência, Tecnologia e Equipamentos assinou um protocolo com o IPC-ANACOM para a descentralização da realização de exames de aptidão de amador nacional.

Os exames para radioamadores eram realizados na Região Autónoma apenas na cidade de Ponta Delgada, mas, a partir de agora, todas as delegações da secretaria da Ciência irão disponibilizar o espaço, o equipamento e um técnico para a realização das provas de aptidão.

"Quero assinalar a importância de mais um acto de descentralização praticado na Região para facilitar a este grupo de cidadãos, os radioamadores, a prática da sua actividade e, devo dizer que, nesta altura, é uma prática que continua actual e importante, até sob o ponto de vista da Protecção Civil" - sublinhou José Contente.

O governante lembrou o papel dos radioamadores como auxiliares da Protecção Civil, e deu o exemplo do contributo das comunicações usadas na catástrofe da Ribeira Quente, na ilha de São Miguel.

Segundo Contente, "o sistema de comunicações nos Açores tem uma importância acrescida por causa da descontinuidade territorial, sobretudo, pela necessidade de comunicação em zonas remotas, onde não há redes para a utilização de outro tipo de equipamentos, ou em cenário de catástrofe".

Fonte: RTP-Açores via TRGM-Tertúlia Radioamadorística Guglielmo Marconi.



Mais informações acerca da lista CLUSTER