RE: ARLA/CLUSTER: Concursos SÓ em SSB?

Terça-Feira, 29 de Junho de 2010 - 18:35:24 WEST

Caro Matias,

" Ainda há mais, o que torna pouco "legal" este tráfego concurseiro é que IARU não reserva nenhum espaço no Band-Plan para contests em VHF-FM "

Pergunto-te, em que parte do Band-Plan da IARU R1 para 144 - 146 MHz vês reservado um espaço no Band-Plan especifico para contests em VHF-SSB...?

Sem duvida que os 145,500 MHz estão reservados, agora onde é que vês a reserva no Band-Plan da IARU R1 para os 145,550 MHz...? Ao que sei, certamente concordas comigo, ai a IARU nunca recomendou reserva concerteza para saída de repetidores digitais nessa frequência, como acontece em Portugal.

João Costa, CT1FBF

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Antonio Matias
Enviada: terça-feira, 29 de Junho de 2010 17:39
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Concursos SÓ em SSB?

Caro Paulo Santos.
Pois diz, mas depois há que ver duas coisas:
F3E é FM largo, mas o que está autorizado  é o G3E que é NFM (estreito, 3Kh de desvio)
Isto ainda é pior, pois estes radio são caros e apenas os modernos vêm equipados com NFM.
A maioria dos colegas participantes ainda têm 12khz ou mesmo 25khz.
 O argumento que se está a usar equipamentos  económicos sai furado, na verdade são inadequados e precisariam usar radio NFM.

Ainda há mais, o que torna pouco "legal" este tráfego concurseiro é que IARU não reserva nenhum espaço
no Band-Plan para contests em VHF-FM
Tipicamente as frequências usadas neste concursos são 145.500 e 145.550 quase canalizados e como sabemos
estas frequências estão reservadas a outro fim.

73
Matias