Re: ARLA/CLUSTER: SAQ - Estação de Onda Longa Sueca em CW " ON THE AIR" a 4 de Julho de 2010.

Radiophilo radiophilo gmail.com
Quarta-Feira, 16 de Junho de 2010 - 20:01:36 WEST

Caros colegas,

Peço desculpa. É evidente que têm toda a razão.
Para quem anda a tentar pôr a lupa sobre as duas primeiras décadas da rádio,
o vosso ponto de vista passou-me inteiramente ao lado.

A importância da SAQ reside, creio eu, na realização e longevidade de uma
tecnologia que demorou a amadurecer, mas que conquistou o seu lugar.

O primeiro a realizar um alternador prático de alta frequência, no início
dos anos 90 do século XIX, foi Tesla, o "mago" da corrente alternada.
Segundo a literatura da época, o seu alternador rodava a rotações entre 1500
e 1800 RPM, podia gerar frequências até 15 kHz e tinha 480 pares de polos.

Seguidamente foi Fessenden quem, nos primeiros anos do século XX,
desenvolveu o primeiro protótipo de alternador de HF para uso em
radiocomunicações. Fessenden foi um dos grandes defensores da CW contra as
chispas de Marconi, numa época em que as únicas formas conhecidas de
produção de ondas contínuas eram o arco eléctrico e os alternadores. Foi
também um dos proponentes da radiofonia, cujas primeiras realizações se
apoiaram precisamente nestas duas tecnologias.

Seria finalmente Alexanderson, enquanto profissional na General Electric
Company o responsável pelo enorme desenvolvimento dos geradores de HF,
resolvendo todas as grandes dificuldades técnicas. Estes geradores
conseguiam produzir enormes potências e frequências maiores, podendo atingir
velocidades de rotação da ordem das 20 000 RPM.

Vou mesmo tentar escutar esta transmissão do próximo dia 4 de Julho, e estou
já com outros colegas a estudar os meios para o fazer.

Um abraço,
António Vilela
CT1JHQ