Re: ARLA/CLUSTER: SAQ - Estação de Onda Longa Sueca em CW " ON THE AIR" a 4 de Julho de 2010.

Radiophilo radiophilo gmail.com
Terça-Feira, 15 de Junho de 2010 - 14:57:45 WEST

Bem,

Parece que vou levar mais umas reguadas do Matias.
Efectivamente o serviço radiotelegráfico comercial transatlântico entre a
Europa e a América começou em Outubro de 1907 entre as estações de Glace Bay
(Nova Escócia) e Clifden (Irlanda) da Companhia Marconi, largos anos antes
da entrada em serviço da SAQ.

Sucede, no entanto que a Irlanda é uma ilha e não faz parte do continente
europeu.

Não sei se a SAQ poderá reclamar o título de primeira estação comercial
radiotelegráfica do continente. Pela sua entrada tardia na cena das
radiocomunicações globais, tenho as minhas dúvidas, mas se encontrar
documentação que nos esclareça aqui vos direi.

Um abraço,
António Vilela
CT1JHQ