ARLA/CLUSTER: Mastro 10 metros?

Pedro Redondo ct1hzu gmail.com
Sábado, 12 de Junho de 2010 - 22:28:42 WEST

Olá Luís,

Sim de facto para este tipo de actividade, uma carrinha comercial é
essencial. Até à dois meses a esta parte, não tinha rotores e as antenas
eram rodadas manualmente. Esse sistema arcaico, não me permitia concentrar
no que realmente importava, ou seja, fazer contactos, pois tinha de ir lá
fora constantemente, ver para onde as antenas estavam direccionadas. Com
rotores a coisa é diferente, se quiser posso ficar o fim de semana todo em
frente ao computador e rádio e só de lá sair para ir atestar o gerador com
gasolina eh eh.

A colocação do rotor na base permite duas questões muito importantes:
 1º Podemos colocar as espias por cima do rotor, fazendo com que não haja
movimentos de torção muito acentuados, conseguimos desta forma poupar o
rotor a esforços desnecessários.

2º Decorrente do ponto anterior, conseguimos "carregar" o mastro com mais
peso, sem que tal prejudique o desempenho do rotor.

Enfim... todos estes pormenores foram sendo aperfeiçoados ao longo do tempo,
e acredite que tenho aprendido bastante com os meus erros, que claro, são
fruto da inexperiência, mas tudo se vai compondo à medida que o tempo vai
passando e mais actividades eu vá fazendo!

A questão do tamanho das antenas é pertinente, dependo do tipo de actividade
que vá desenvolver a escolha das antenas é bastante importante. Se é para
fazer concursos cá em Portugal, não será necessário antenas muito grandes,
mas se o objectivo é os contactos de longa distância então, o tamanho faz
toda a diferença, no entanto é preciso ter atenção ao desenho da antena,
pois de preferência escolha uma com um lóbulo de irradiação o mais "limpo"
possível, no sentido de maximizar quer a recepção quer a emissão.

Posso dizer-lhe que em tempos construí uma quadra cúbica de 5 elementos e
fui com ela para o topo da serra de S. Luís IM58mm e de lá consegui activar
o repetidor de VHF de Chaves, outro espanhol de Pontevedra e o repetidor de
Tavira chegava até ao local com S9+20. Sabe qual é a dimensão da antena ?
1,5 metros, portanto bastante reduzida, no entanto, sendo uma quadra cúbica
e tendo sido construída de forma a não se desmontar, tive de a levar em cima
do tejadilho do carro lá para cima!

Este e-mail já vai longo colega Luís, no entanto, caso tenha alguma questão
adicional, terei todo o gosto em responder-lhe.

73's de
Pedro, CT1HZU