ARLA/CLUSTER: Esporadica

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 11 de Junho de 2010 - 12:00:01 WEST

Pedro
Para chamar deve-se fazer uma chamada rápida em 144.300 e use apenas o
indicativo. Pode indicar uma QRG para fazerem depois o contacto fora dos
144.300 se a esporádica for muito forte.
Na presença de muitas estações, como parece ter sido o caso, se se chamar
nos 144.3 MHz, deve-se de seguida sair, pois é uma QRG internacional apenas
de chamada. Normalmente nesta situações é melhor chamar mais uns KHz acima
ou abaixo, pois "freguesia" não costuma faltar.
Escusado será dizer, que salvo rarissimas excepções, todo o DX em V/UHF é
feito em USB, sendo as QRGs internacionais de chamada  de : 50.110 MHz,
144.300 MHz e 432.200 MHz.
Muito raramente é possivel fazer alguma coisa em FM acima de 145 MHz. Nunca
se deve utilizar FM fora das faixas recomendadas pela IARU.

Exemplo:  CQ two CQ two CQ two  *Charlie Tango Four Radio Kilowatt *calling
and listen on *one four four two nine zero*.

Pode substituir o CQ two por CQ sporádic.

depois de estabelecido o QSO indique apenas o sinal e o seu LOCATOR e tome
nota do LOCATOR do correspondente.

Exemplo:  *Golf Five Ontário Brasil Canada*  ( G5OBC) from *Charlie Tango
Four Radio Kilowatt* ( CT4RK ). Thanks for call me. your signal is
..........on *India Mike Five sevem Nancy Xrei* (IM57NX).... ( e se nada
mais houver a acrescentar)...73 and good DX.

Tenha uma pagina da net dedicada ao VHF DX e tambem o  www.qrz.com

Este é apenas um exemplo, e é a minha maneira de fazer DX em V/UHF (é o
unico DX que gosto de fazer). Cada colega tem a sua maneira de fazer DX em
esporádicas e certamente mais eficazes do que a minha.
A regra básica comum a todos, principalmente nas alturas de "enchentes" é
mesmo o manter o QSO o mais curto possivel.

73 de CT4RK