ARLA/CLUSTER: Cidade de Moura participa no projecto mundial SKA

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 8 de Junho de 2010 - 18:56:11 WEST




[http://www.mactonnies.com/galacticspiral.jpg][http://www.cc.uoa.gr/~ctrikali/discus/messages/5747/11757.gif][http://jornale.com.br/wicca/wp-content/uploads/2010/01/moura.png]
Cidade de Moura participa no projecto mundial SKA

Moura é uma das cidades que participa no Projecto SKA. Este é um projecto que está a ser desenvolvido, a nível mundial, onde estão envolvidos cerca de 70 institutos e 20 países.

O SKA (Square Kilometre Array) será o maior radiotelescópio do mundo, 50 vezes mais preciso do que os instrumentos actuais e capaz de pesquisar algumas das principais questões sobre o Universo, incluindo a procura por planetas semelhantes à Terra e potenciais sinais de vida extraterrestre, a descoberta dos primeiros objectos que se formaram, testes de teorias da gravidade e a análise dos mistérios da energia escura.

Ao todo são cerca de 4000 antenas que ficarão instaladas ou no deserto da Austrália ou num deserto da África do Sul, não estando ainda definida a sua localização.

Na Herdade da Contenda, no concelho de Moura, ficarão instalados componentes que vão permitir testar os protótipos que futuramente irão integrar o radiotelescópio final, como explicou à Rádio Planície, Nuno Pereira, da Lógica, EM, "...o que nós vamos ter aqui, e neste momento já está a vir a caminho da Holanda, são algumas peças, alguns componentes que vão estar instalados aqui na Contenda e que vão permitir fazer testes aos protótipos que irão futuramente integrar o radiotelescópio final, portanto, o equipamento final...". Para Nuno Pereira, a possibilidade de participar neste projecto é uma oportunidade fantástica, é estar a fazer História, "...nós estamos a fazer História, (...) nós termos (...) o privilégio de acompanhar isto e, ao mesmo tempo, como empresa municipal estar a poder participar também, dentro daquilo que é possível, no ensaio de algum equipamento, nomeadamente através do nosso equipamento instalado aqui, é uma oportunidade fantástica...".

A Lógica, EM, vai participar no Projecto SKA, que visa a construção do maior radiotelescópio do mundo, 50 vezes mais preciso do que os instrumentos actuais, e que permitirá o estudo de algumas das principais questões do Universo, de um modo como até aqui nunca foi feito.

Fonte: Rádio Planície.

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100608/60e989e9/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER