ARLA/CLUSTER: Moura vai testar protótipo do maior radiotelescópio

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 8 de Junho de 2010 - 18:41:38 WEST


O concelho alentejano de Moura vai servir para testar protótipos do maior radiotelescópio do Mundo, a instalar no hemisfério sul, e pode tornar-se uma plataforma para o desenvolvimento da radioastronomia, admitiu um investigador ligado ao projecto.

Antes da construção do "gigante" SKA (Square Kilometre Array), numa região da África do Sul ou da Austrália, os protótipos vão ser instalados e testados na Herdade da Contenda, em Moura, a partir do próximo Verão.

"Moura é o melhor local da Europa para se fazer radioastronomia" e os testes do SKA "podem servir de alavanca" para o concelho "apostar" no seu "potencial" e tornar-se uma plataforma para o desenvolvimento da radioastronomia, disse à Lusa Domingos Barbosa, membro europeu do comité do projecto.

Segundo o docente da Universidade de Aveiro, "é natural que Moura, com apoio internacional, continue a ser usada para testar tecnologia, instalar pequenos radiotelescópios e fazer radioastronomia". 

Moura tem "um espectro radioeléctrico limpo, com muito baixo ruído e poucas interferências", a maior radiação solar da Europa e temperaturas altas durante todo o ano, "condições propícias para testar os protótipos". 

Fonte: Jornal de Noticias.



Mais informações acerca da lista CLUSTER