ARLA/CLUSTER: Sistema completo para acesso a redes wireless.

Diogo Condeço diogocondeco gmail.com
Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 - 23:09:53 WEST

Boas,

Colega Mourato aquilo que pretende, dependendo da distância, dá
efectivamente para fazer. O uso de uma  parábola com um "rabo de porco", ou
uma biquad da muito bom resultado. Pode inclusivamente usar uma parábola de
um lado e uma yagi do outro, uma vez que esta ultima tem mais abertura. O
grande problema da sua ideia é que o video, como sabe não é transmitido
directamente, mas sim sobre ip. Ora quando há qualquer interferência, o
efeito é muito mais prolongado, uma vez que normalmente esta provoca com que
a rede "caia". No video analógico, essa interferência seria grão com a
duração da interferência, aqui dura sempre mais.
Para distâncias grandes a parábola ajuda muito, só que tem um grande
problema: tem que estar muito bem fixa, devido à sua grande superficie, pode
oscilar com o vento. Ao tratar-se de uma ligação digital, não há meias
medidas, ou dá ou não dá, por isso qualquer desvio pode ser fatal.

Qual a distância que pretendia interligar? No mercado, encontra-se
facilmente equipamentos com 500mW. Isso numa parábola dá muita distância.
Quanto á legalidade dos mesmo e os riscos, aí já tenho mais duvidas.
Normalmente os equipamentos com mais potência só suportam a norma b -
11MBits/s.

Colega Manuel, sim pode colocar um equipamento como bridge ou como repetidor
(no contexto de rede existe diferença entre ambos) para o seu uso não.
Quanto ao desempenho também é mais que suficiente para uso em redes de
pequena dimensão. Alguns equipamentos têm duas ligações para antena e
permitem dividir a informação. Por experiência, se pretende esse equipamento
para uso frequente, compre uma marca de qualidade, e evite os equipamentos
baratos, são perca de tempo e dinheiro. Para além disso também há
equipamentos de boas marcas a preços baixos. Como o colega Pedro diz, marcas
como Asus, Linksys (Linha branca da Cisco), D-Link, etc etc são as marcas a
ter em conta.

Cumprimentos,
Diogo Condeço,
CT2IRW