ARLA/CLUSTER: Excelente participação no Concurso EDP 2010 em FM.

Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 - 12:54:35 WEST

Caros Colegas,

Não quero deixar passar a ocasião sem aqui saudar, como vem sendo habito todos os anos, a excelente participação de muitos no primordial concurso, pois é o mais antigo e ininterrupto existente em Portugal, da Casa do Pessoal da EDP.

Como seria de esperar, muitos colegas tiveram aqui o seu primeiro "baptismo" em concursos, notando-se perfeitamente a inexperiência de muitos nestas lides, mas sempre com uma enorme vontade de participar e aprender. De realçar a existência de algumas estações a operar efectivamente com os seus pequenos equipamentos portáteis e com as suas antenas originais helicoidais em pontos geográficos mais ou menos favoráveis.

Especialmente foi notada a vinda de pelo menos duas estações do Algarve, ambas em portátil, CT5KAO e CT1EXR. Um verdadeiro acontecimento foi a realização de um espectacular contacto em FM entre Paredes de Coura com o colega Gomes - CT1HIX/P e o Jorge Lopes - CT1EXR/P próximo da Amieira na serra algarvia junto à área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Da nossa parte, CT1FBF e CR7ABP, e devido aos possíveis constrangimentos legais pela utilização do indicativo pensado inicialmente, " CT1FBF/P/CR7ABP " optou-se por solicitar à Direcção da A.R.L.A.- Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano na manhã de sábado a disponibilização do indicativo de uso comum, CS1RLA/P operada por CR7ABP sob a supervisão de CT1FBF, ao abrigo da alínea C, do n.º 2, do Artigo 8.º, do Decreto-Lei n.º 53/2009 de 2 de Março;

"Artigo 8.º

Utilização de estações

2 - Sem prejuízo das limitações fixadas na lei, os titulares de CAN da categoria 3, podem:

c) Utilizar as estações de amador de uso comum, nos modos de emissão e recepção, sob a supervisão de um amador da categoria 1, A ou B, nas faixas de frequências com estatuto primário que a este forem permitidas. "

Assim ao colega Pedro Ribeiro, CR7ABP foi dada a hipótese de efectuar a sua iniciação nos concursos em Portugal nos 2m e 70 cm em FM, graças à ajuda dada pela ARLA a este colega da categoria 3.

As condições atmosféricas foram agrestes, especialmente devido ao forte vento sentido no Alto da Arremula na Serra da Arrábida, tendo piorado com o pôr do Sol. Às 21H00 tivemos de recolher ao interior da minha carrinha pois a sensação de frio era arrebatadora.

Termina-mos a nossa actividade por volta das 23H00 locais cansados, com algumas sequelas ao níveis da saúde especialmente na área vocal e com algumas historias verdadeiramente hilariantes para contar um dia, desta festa que è sempre o Concurso anual da Casa do Pessoal da EDP.

Da minha parte, ainda consegui, a muito custo estar presente no Concurso em HF no Domingo onde o meu "Parque de antenas das Couves Galegas" fez um brilharete perante outros colegas muitíssimo melhor apetrechados, em especial, nos 40 e 80m.

A todos os participantes e concorrentes o meu muito obrigado e espero voltar a contacta-los.

João Costa, CT1FBF